sexta-feira, janeiro 21

Em busca de uma habitação mais natural

Habitações muito quentes, muito frias, muito escuras, muito claras, sem ventilação ou ventilado até demais, podem ser formas para percebermos que as nossas construções não estão adequadas as nossas necessidades, quer dizer não foram bem projetadas.

Quando observamos as habitações dos animais silvestres percebe-se que as mesmas estão altamente conectadas com o meio. Muitas vezes nem se percebe onde estão edificadas. São construídas com materiais locais, de forma simples, gastando pouco tempo para sua edificação. Utilizam-se os padrões da natureza. São cômodas, protegidas das intempéries e de muitos predadores. Não são nem grandes nem pequenas demais são adequadas ao tamanho da prole e das suas necessidades. As nossas habitações devem utilizar ao máximo os conhecimentos e informações que já se tem sobre a ecologia habitacional.

No site casa ecológica o autor coloca que não existe uma casa absolutamente ecológica. O que pode existir é uma casa construída com a intenção de causar menos impacto ambiental quando comparada com as construções tradicionais. Portanto o conceito de habitação ecológica é relativo e está em constante evolução. Espera-se que no futuro com o aumento da consciência ecológica surjam casas com tecnologias mais ambientais.

Não pense que a casa ecológica fica em cima de uma árvore e que se chega até ela trepando por um cipó ou uma caverna sem conforto algum. Na realidade atual, a casa ecológica é parecida com uma casa tradicional, porém com diferenças significativas para o meio ambiente. Onde todas as energias que entram e saem são ao máximo otimizada entrando como fluxo e sendo adicionado a ciclos internos, minimizando as perdas de energia e nutrientes.

A Casa deve servir como uma terceira pele, regulando trocas de calor, iluminando os espaços, abrindo visuais, protegendo, confortando (BUENO, 1995). As paredes constituem o envoltório humano e conformam os espaços internos, seus acabamentos instigam os sentidos, suas formas criam usos, visuais e sensações, suas modulações criam ritmos e facilitam a compreensão do espaço. O autor Papaneck (1995) alerta para as construções atuais que negam parte dos sentidos humanos, neutralizando estímulos orgânicos. O homem experimenta os espaços de uma forma multisensorial, e parte desta experiência fica em camadas subconscientes da mente, mas deve ser considerada.

A casa deve ser entendida e funcionar como um organismo vivo, influenciando a vida de seus usuários e do meio natural e social pelos quais é envolvida. A saúde no habitat dependerá das inter-relações entre organismo maior, que é a casa e os organismos menores, que são seus moradores e o seu entorno (meio ambiente natural e cultivado), a Zona 01 e 02 principalmente.

O microclima e as características dos recursos naturais que oferecem as diferentes regiões ditaram as formas, os materiais e as técnicas: construções de madeira em zonas florestais; muros de adobe ou de tijolo e cobertas de telha quando o solo é argiloso; telhados de lousa nas zonas rochosas; alvenaria de pedra calcária, granito de acordo com a natureza do subsolo. Esta deve ser a lógica que se deve buscar seguir, mas percebe-se que atualmente esta lógica esta sendo substituída utilizando-se unicamente a arquitetura, a forma como a base para a construção das habitações. Por mais pobre que se seja sempre esta se buscando as formas e pouco os materiais mais adequados e de insumos local. Os materiais são importados de grandes distancias para atender os caprichos dos beneficiários, não percebendo que para cada local a natureza oferece as condições e os materiais de construção adequados para o ambiente. Os gastos com transportes e energia são aumentados para atender estas demandas sem levar em conta o que se tem, perto, barato, e adequado ao clima, muitas vezes dentro das nossas propriedades.

A construção da Casa Ecológica

Quando se sonha com a casa ideal, pensa-se num lugar bonito, agradável, luminoso, quente no Inverno e fresco no Verão, com o ar puro, de fácil manutenção e limpeza, com acesso a água limpa e potável que respeite o meio ambiente e que seja capaz de produzir parte ou toda a energia que consome.  

Ao construir uma casa há que ter em conta o que pretendamos intencionalmente que ela seja e atenda. Uma casa ecológica tem responsabilidades com o ambiente e como tal existem “princípios de construção” mais concretamente direcionados para os materiais a utilizar. Uma casa ecológica fisicamente distingue-se da convencional não só pelas atitudes e comportamentos tomados pelos habitantes, mas também pela forma e materiais utilizados na sua construção.

Relativamente á escolha dos materiais deve-se seguir alguns princípios que devem nortear a escolha na tomada de decisões, e eles são:
  • As matérias-primas devem ser renováveis ou de origem natural quando não for renovável;
  • Utilizar recursos disponíveis no local em grande quantidade para evitar transportes;
  • De preferência a ausência de produtos que danifiquem a saúde humana ou o meio ambiente;
  • Optar por materiais que sejam produzidos com baixos recursos energéticos;
  • Evitar materiais com emissões de substâncias nocivas;
  • Adquirir o máximo de informações detalhadas do processo de aplicação e utilização dos mesmos.
Para além dos princípios divulgados, há que ter em conta que uma casa que utiliza princípios ecológicos deve reduzir os custos de implantação e de manutenção e os impactos no ambiente. Os construtores têm ainda que pensar nas características dos materiais de construção de modo a garantir um máximo de conforto aos habitantes, como tal a receita é que a casa não necessite de elevada manutenção, o que se traduzirá em materiais que respondam a critérios de durabilidade e manutenção reduzida.

Ao fim da casa construída há que ter cuidados com os resíduos (sólidos e líquidos), estes devem ser devidamente separados e reaproveitados, fazendo com que estes possam compor como dito anteriormente em ciclos cada vez maiores e duráveis.

Influencia dos tipos de materiais usados na construção da casa no decorrer do processo de implantação do projeto

Diversas decisões devem ser tomadas para garantir a qualidade da edificação a ser projetada, e uma dessas decisões é a escolha dos materiais de construção a serem aplicados.

 A escolha dos materiais como frisado anteriormente faz muita diferença. Os materiais de construção devem ser escolhidos privilegiando as soluções locais. Devem ser utilizados materiais o mais próximo da construção, evitando gastos de energia com o transporte. Quando se utiliza material do entorno significa que este material provavelmente estará mais adequado aquele ambiente, ao clima além de outras vantagens, sem esquecer que este material preferencialmente deve ser renovável. Devem-se procurar materiais que atendam a nossa vontade de conforto, térmico e estético logo, se vou construir minha casa em um clima quente, preciso de materiais que não guardem calor.

Além da escolha dos materiais outros detalhes precisam ser levados em conta na hora que se vai projetar uma casa ecológica.

1.       Tamanho dos espaços;
2.       Localização;
3.       Controladores de ventilação, luminosidade, efluentes, resíduos sólidos;
4.       Captadores e acumuladores de água, energia (solar e eólica – calórica e luminosa);
5.       Isoladores – reboco, tintas, impermeabilizantes;
6.       As plantas internas;
7.       Espaços produtivos internos de alimentos;
8.       Aromatizantes vegetais;
9.       Espantadores de insetos – citronela, arruda, mamona;
10.   Localização relativa dos espaços e dos elementos internos a casa;
11.   Os eletrodomésticos econômicos de energia;
12.   Os desinfetantes naturais;
13.   As decorações naturais dos espaços;
14.   Jardinagem;
15.   Saneamento;
16.   Outras energias – fogão com mil e uma utilidades: cozinhar, esquentar, forno, defumador, manter aquecido, ácido pirolenhoso, desidratar;
17.   Manejo da ventilação interna;
18.   Compostagem de interior;
19.   O quarto;
20.   A sala;
21.   A cozinha;
22.   O WC;
23.   Os espaços verdes internos (jardins para controle de ventilação);
24.   O teto verde;
25.   Umidificadores internos;
26.   Área de lazer.

Caso sua casa já esteja construída podem-se minimizar os impactos através do retro ajuste da construção, pequenos detalhes podem começar a fazer a diferença da qualidade da habitação e dos seus moradores. Observe quadro abaixo e vá adequando a sua casa ao conforto natural que o ambiente pode lhe proporcionar.

GUIA DE SUGESTÕES PARA O RETRO AJUSTE DAS HABITAÇÕES 

 

CASA

O QUE FAZER

 

 

Muito quente no verão

Isolar o teto

 

Pergolado com plantas trepadeiras

 

Plantio de arvores caducifólias (que soltam suas folhas no verão)no entorno

 

Varandas sombreadas

 

Corredores de ventilação

 

Implantação de viveiros de mudas

 

 

Muito fria no inverno

Isolamento térmico

 

Vidros duplos nas janelas

 

Uso de cortinas

 

70% dos vidros do lado do sol

 

Casa compacta

 

Selamento das frestas

 

 

Muito úmida (fungo, mofo)

Ventilação cruzada

 

Ventiladores solares

 

Exaustores

 

Mais luz solar internamente

 

 

Muito seca

Plantas no interior

 

Tanques ou lagos internamente

 

Instale garrafas pet no teto

 

 

Luz acessa durante o dia

Pinte as paredes com cores claras

 

Mobília de cor clara

 

Substitua a varanda por pergolado

 

Instale porta de vidro

 

 

Ventos severos

Instale quebra ventos

 

Treliças

 

Coletores solares

 

Cercas

 

 

Barulho

Isolamento

 

Vidros duplos

 

 


Os enganos mais comuns na escolha do local para a construção da casa:

·         Construir no topo de um morro. Ventos podem vir de todos os lados, e a casa está em risco de incêndio (a velocidade do fogo aumenta subindo a encosta). A água necessita ser bombeada, aumentando os custos energéticos (o maior custo energético será o de aquecer e resfriar a casa).

·         Posicionar a casa na mata, criando uma competição permanente entre a floresta (e seus habitantes) e sua família, por luz, nutriente e espaço. A vegetação deve ser limpa para a casa, jardim e pomar.

·         Construir em várzeas de rios ou regos (passíveis de enchentes e alagamentos); encostas íngremes, terra instável (deslizamento); aterros, ou em qualquer lugar ameaçado por desastres inevitáveis.

Para morar em uma casa ecológica é necessário habitante que pense diferente, tenham novos hábitos, novas dietas, em fim que seja ecologizado. Caso não seja precisam passar por uma ecoalfabetização.

Reduza todos os consumos;
Reutilize tudo que puder; Recicle todos os materiais,
Retro ajuste sua casa.

Antônio Roberto Mendes Pereira
21 de janeiro de 2011

BIBLIOGRAFIA E SITE CONSULTADO


·         PAPANECK, V... The Green Imperative – Ecology and Ethics in Design and Architecture,.Thames and Hudson. London, 1995
·         MOLLISON, Bill e SLAY, Reni Mia. Introdução à Permacultura. Brasilia: MA/ SDR? PNFC, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...