segunda-feira, março 14

As perdas de fertilidade das propriedades através da cultura e os ganhos através da natureza


 Antônio Roberto Mendes Pereira

Um dos processos que dão sustentabilidade no tempo as propriedades é a segurança de nutrientes. O sistema de produção e ou manejo dado às propriedades levam o solo a uma perda constante de fertilidade, remetendo a economia da propriedade a safras cada vez menores e os produtos com baixa qualidade biológica e de péssima aparência. A busca por rendimentos sustentados deve ser freqüente e não de rendimentos que empobrecem continuamente o solo e a propriedade.

No sistema de produção utilizado pela maioria dos produtores varias são as técnicas que levam a esta perda de fertilidade. Várias destas práticas estão culturalmente entranhadas no manejo utilizado pelos produtores. Muitas delas são realizadas imaginando-se que aquela pratica enriquece o solo. Vários produtores mesmo tendo informação que a operacionalização daquela prática empobrece o solo, continuam fazendo dando as mais diversas explicações para continuar a realizar. Em muitas conversas informais que tive com vários produtores percebe-se a certeza empírica de que estão fazendo a coisa de forma correta, mas quando indagado, questionado, normalmente dão as seguintes respostas ou desculpas para o uso continuo:

·         Uso a queimada porque é mais fácil e mais barato para limpar a área a ser cultivada;
·         As cinzas enriquecem o solo fazendo com que as plantas cresçam rapidamente e bem verdinhas;
·         A queimada mata muitas das plantas que iriam nascer para disputar com as plantas do roçado;
·         O preparo da área e do solo se torna mais fácil e ágil;
·         Meu pai sempre fez desta forma e lucrava e conseguiu nos criar.


·                      


Como se percebe existe toda uma lógica para o uso do fogo para o preparo da área e do solo. Para se desconstruir uma maneira cultural de se fazer determinada atividade, não é fácil. É a maior luta que a assistência técnica enfrenta. O não sucesso em muitos casos da não mudança de atitudes é por que a cultura fala mais forte, impor mudanças radicais  deslegitima o que se aprendeu antes com os pais e com os avôs. É de uma forma indireta negar a sabedoria dos seus parentes mais próximos. A certeza que estão fazendo correto é o alimento da cultura. Em várias formações e capacitações ministradas pelo SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa, entidade na qual trabalho), onde tive várias oportunidades de ser o educador que estava ministrando todo processo formativo, sempre percebi as resistências dos produtores diante dos questionamentos. Percebi que uma boa didática também não muda a cultura, precisa-se de algo mais. Com certeza o fazer, o testar e o colocar em cheque o que se sabe ainda é a melhor maneira de se conseguir as transformações necessárias.

A busca por resultados imediatos é outra forma que o sistema capitalista enraizou na cultura das pessoas, onde se deve aumentar a área plantada para aumentar os rendimentos diminuindo o tempo para se conseguir esta façanha tecnológica e produtiva. E os produtores não percebem que a natureza tem seu tempo, tem sua forma de fazer. Cada área tem suas capacidades e limites próprios de atender, e quando se excede estes limites os resultados são desastrosos. Em muitos casos super-alimenta os pais e empobrece os filhos, comparação com os resultados produtivos conseguidos exigindo do solo ao máximo.

O solo é um grande depósito de minerais que é à base da alimentação das plantas, devemos utilizar estes minerais da melhor forma possível para que não venha faltar para as demais gerações de plantas e dos filhos que delas vão se alimentar.

Mas, além dessas práticas que corroboram com a perda da fertilidade dos solos existem outras que precisam ser estudadas, compreendidas, analisadas e postas em prática para que as perdas de fertilidade sejam as mínimas possíveis. Vejamos:

AS CHUVAS – A chuva que é de uma necessidade tremenda pode contribuir imensamente para a pobreza das propriedades, invertendo seu papel de enriquecimento.  O solo precisa estar apto para receber as águas das chuvas e absorver a mesma.  Esta água é a solução que dilui os nutrientes que transporta que eleva, que umidifica todo o espaço onde as raízes devem estar. Logo um solo compactado não permite ou diminui a infiltração, levando toda a vida do solo a sofrer com sua falta.

O solo deve ser a caixa d’água que acumula a água para depois ir distribuindo a partir das necessidades da fauna e flora que vive no solo. E normalmente esta água que não se infiltrou escorre levando com ela muitos kg de nutrientes, carreando para outras áreas até outras propriedades empobrecendo a propriedade em questão. E vale salientar que quanto mais forte a chuva, mais nutrientes vão embora e mais rápido esta área se tornará pobre e improdutiva.

A FORMA DE PLANTAR – Em uma capoeira grossa ou em uma mata, as plantas nascem aleatoriamente, não nascem em linhas. O jogo de luz, água e nutrientes é que cria a oportunidade para que uma determinada planta ou plantas venha a germinar e crescer. A lógica utilizada pela natureza é diferente, os desencontros entre as plantas é uma forma que a natureza utiliza para que toda área seja utilizada. Não pode existir área na natureza sem vida em abundância. O tempo inteiro a vida quer mais vida, todos os espaços são ocupados não permitindo que a água escorra. A força dos pingos das chuvas no primeiro estágio é amortecida pela copa das grandes árvores, esta água vai escorrendo pelos galhos e troncos e folhas e chegam ao solo que deve estar coberto por uma camada de matéria orgânica em decomposição que rapidamente absorve toda esta água facilitando a sua captação e armazenamento no solo e seu excesso no lençol freático, para futura utilização. Mas muitos produtores plantam em áreas declivosas nunca imitando a natureza, mas sempre em linhas retas e na sua maioria a favor da descida, do escorrimento das águas, facilitando a transferência de fertilidade que em muitos casos se transforma em perda de fertilidade para aquela área ou propriedade.

AS CAPINAS – A principio precisa-se entender porque as ervas aparecem e qual sua função no sistema natural. Todas estas plantas desempenham um papel ecológico muito importante “cicatrizando” á área exposta pelo manejo errado. Alem de serem as primeiras plantas no processo de sucessão de evolução da área degradada. A natureza não permite solo desprotegido e nu.

Todo solo tem um banco de sementes com uma grande variedade de plantas, e a função de algumas destas plantas é repovoar rapidamente as áreas expostas sem vegetação, cicatrizando as feridas causadas e deixadas pelo manejo errado. Na sua maioria são plantas que tem um rápido crescimento e muito vigorosas, desenvolvem-se em pleno sol, são muitos resistentes, e se reproduzem facilmente, além de ter um ciclo de vida curto preparando a área para as próximas plantas do processo de sucessão natural ou cultivado. Logo, uma capina feita no momento errado acompanhado de uma queimada dos restos é com certeza uma perda de fertilidade para o roçado. Até o próprio nome diz roçado, quer dizer limpo, sem plantas daninhas, esta cultura de não entender a importância destas plantas e não saber manejar as mesmas em favor do sistema é uma falta de conhecimento de como se dá os processos naturais de sustentabilidade da área que se esta cultivando.

PERDA DE FERTILIDADE PELA VENDA DOS PRODUTOS – A planta para poder crescer necessita retirar os minerais do solo e alguns do ar. Todos estes nutrientes retirados estarão presentes na sua biomassa. Folhas, caule, flores e frutos são os resultados da fotossíntese, e na composição de cada parte da planta estes minerais estão presentes, uns mais outros menos.

A colheita é uma forma de empobrecer o solo desde que pós retirada e consumo destes minerais não retornem ao solo através da ciclagem e ou reciclagem dos mesmos. O retorno ao solo da palhada da colheita e das fezes é uma forma de diminuir as perdas de fertilidade para outras áreas. Se de uma determinada área plantada colheu-se 10 toneladas de produtos, pergunta-se como fazer para devolver 10 toneladas de matéria orgânica para o solo, para que a mesma quantidade saída seja a mesma quantidade de entrada, equilibrando o sistema? Esta é uma equação que permanentemente deve preocupar os agricultores, pois de outra forma toda vez que colher e vender estarão empobrecendo sua propriedade, logo sendo um caminho certeiro para a não sustentabilidade do seu agroecossistema. Uma grande produção deve significar uma grande volta de nutrientes para o solo, para que as perdas sejam equilibradas com as entradas.

O sistema natural funciona de uma forma muito perfeita onde tudo que sai entra novamente fazendo com que todo o ambiente esteja em permanente ciclagem, nada fica guardado tudo tem uso freqüente e permanente e tudo volta ao solo reafirmando a frase de Lavoisier “Que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma e volta ao seu estado inicial”.

Diante de todas estas afirmações anteriores surge a seguinte pergunta:
Quais são os elementos de entrada do sistema natural e cultivado e como minimizar ou até evitar as saídas sem volta ou sem retorno?

·         O SOL NOSSO DE CADA DIA - A primeira grande entrada generosa da natureza é o sol. Todos os sistemas vivos precisam de energia para mexer, puxar, moer, morder, comer, correr, ventilar etc. E nós seres humanos modernos para termos estas energias pagamos por ela (volts entre outras medidas). Mas, a generosidade da natureza nos dá de graça a energia solar, e muitos de nós não sabemos como transformar toda esta energia em nosso favor. Muitos produtores não sabem como transformar energia luminosa em energia química, e mais uma vez a natureza nos presenteia com as plantas e sua capacidade de fazer fotossíntese, transformando energia luminosa em comida, em biomassa. Não se percebe muitas vezes que quanto mais plantas mais energia acumulada na propriedade. As plantas são verdadeiras baterias de transformação e acumulação de energia solar. Mas achamos melhor arrancá-las e queimá-las, como somos inteligentes não! Diante do exposto percebe-se que a primeira grande entrada no sistema é a energia solar, deixe-a agir produzindo bateria e baterias para seu agroecossistema e quando necessitar utilizar estas baterias tenta devolver o mais rápido possível insumos naturais que fizeram parte desta bateria para o ambiente para que mais uma vez a natureza possa te ajudar a produzir mais baterias quem sabe até maior da que você utilizou.

·         AS PLANTAS LEGUMINOSAS – É outro grande presente da natureza poder ter plantas que através da sua simbiose com bactérias conseguem captar nitrogênio que está presente no ar e acumulá-lo no solo disponibilizando para algumas plantas que necessitam mais deste elemento, contribuindo para o aumento da produção da área. Não podemos esquecer que só se aumenta a fertilidade da área de forma natural aumentando a quantidade de vida da mesma.

·         AS TROVOADAS – As chuvas de trovoadas também enriquecem o solo, através das descargas elétricas dos relâmpagos. As descargas elétricas nas chuvas de trovoada provocam a síntese do azoto atmosférico, formando ácido nítrico, que, com a chuva é precipitado no solo, formando nitratos, procurados pelas plantas. Os estudos sobre o assunto, realizado na França, avaliam em cerca de 40 kg de ácido nítrico, precipitado do ar, por hectare, em um ano.


Portando na agricultura, as chuvas de trovoada são muito benéficas, pois ajudam no enriquecimento do solo. É facilmente percebido quando depois de uma chuva de trovoada com relâmpagos as plantas têm um rápido crescimento em poucos dias.

·         AS ENTRADAS NA PROPRIEDADE DE OUTROS ALIMENTOS – É outra forma de aumentar o acúmulo e compensar as saídas de nutrientes através das colheitas vendidas. A troca de alimento por outros alimentos é com certeza uma maneira de compensar as saídas, desde que aconteça a reciclagem destes produtos. Pois em muitas propriedades estas entradas alimentam mais por falta de reciclagem as sobras se transformam em lixo que vão poluir os ambientes. Repense o que se faz com o lixo orgânico da sua propriedade tanto o que você produziu e o que você trouxe de fora.

Uma entrada bastante utilizada pelos produtores para compensar as perdas é através da compra de esterco de animais para adubação, mas de forma direta esta é uma solução insustentável quando estamos falando em agricultura sustentável.


·       

  BOMBEAMENTO DE NUTRIENTES – Existem sistemas radiculares de algumas plantas que tem a capacidade de absorver minerais que estão em camadas mais profundas do solo e que estão indisponíveis para a maioria das plantas. Estas absorvem, processam através da fotossíntese e em determinados momentos soltam suas folhas que caem no solo devolvendo parte dos minerais que foram captados disponibilizando agora estes minerais na camada mais superficial para a maioria das plantas. Estes minerais não seriam utilizados nem tão cedo, mas através deste bombeamento aumentou-se a fertilidade do solo agrícola. Este processo pode ser feito também podando estas plantas, que também podem ser plantadas com esta intenção a de bombear nutrientes.

·         O PODER DO TRANSFORMAR – A reciclagem é outra forma de aumentar as entradas aumentando a fertilidade das propriedades. Transformar água em urina e urina em adubo e adubo em minerais é simplesmente fantástico. Uma pessoa elimina aproximadamente 550 Litros de urina por ano, dependendo da quantidade de líquidos que ingere, do clima etc. Deste modo, a quantidade excretada de nitrogênio por pessoa por ano estará entre 1,65 Kg – 3,85 Kg, usando os valores acima. Se a demanda de nitrogênio em um cultivo/gramado etc. é de 100 kg/ha e a concentração de N na urina é de 7 g/Litro de urina, uma pessoa pode fertilizar 385m2 (1,5 L de urina por m2), se apenas uma colheita é feita por ano. Se existir uma restrição no tamanho da área, normalmente é possível aumentar a fertilização de três a quatro vezes (usando-se assim até 6 Litros por m2) sem causar nenhum efeito negativo nos cultivos ou ao meio ambiente. Isto é uma das formas do poder da transformação.

·         O ESVERDEAMENTO DAS ÁGUAS – O esverdeamento de água é outra maneira de aumentar as entradas de nutrientes. A fertilização da água com esterco permite a proliferação de micro algas dando a coloração esverdeada a água, e esta água é um biofertilizante natural muito poderoso.

Esta técnica de fabricar biofertilizante traz uma grande vantagem onde com um pouco de nutrientes eu produzo muito. Além do esverdeamento das águas pode-se também permitir o crescimento de plantas aquáticas com o objetivo também de produzir biomassa com a intenção de transformar toda esta biomassa em compostagem. Este processo também contribui na despoluição das águas.


·         A ÁGUA DE ESCORRIMENTO DE OUTRAS PROPRIEDADES – É um processo que não devia acontecer, mas caso aconteça e se puder captar a mesma para a nossa propriedade é uma entrada a mais de nutrientes, pois na sua maioria estas águas vêm carregando parte de solo agrícola, e consequetemente estas águas possuem muitos minerais na sua composição que poderá ficar a disponível para os seus cultivos, desde que bem planejada a entrada e captação destas águas.

Percebe-se claramente que a cultura ainda é um dos grandes limitadores para que se faça uma agricultura mais ecológica. A ecologização da população é um processo lento e necessita-se iniciar esta mudança através dos mais jovens. Mas não podemos esquecer que estes jovens são educados pelos adultos que na sua maioria tem uma cultura em muitos casos antinatural. A cultura vivenciada por muitos adultos utilizam várias práticas vão de encontro ao meio ambiente, e justamente estas práticas e formas culturais vão sendo perpetuadas de geração em geração, como fazer para quebrar esta perpetuação? Se não envolvermos a escola neste processo é muito difícil que esta mudança venha a ocorrer. Toda mudança só se materializa no fazer, no procedimento “mudar fazendo, praticando e ensinando durante a execução é o caminho” logo FAÇA ALGO, o que esta esperando.

4 comentários:

  1. Roberto parabens! mesmo a distancia vc tem contribuido grandemente para nossa formação !!!! obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito importantes rsrs. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Muitos parabéns e continue a mudar o mundo!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. foi da hora o texto desperdicio de fertilidade do solo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...