quinta-feira, março 10

Esverdeando o marrom do entorno da casa


Antônio Roberto Mendes Pereira

Atualmente em muitas propriedades rurais o desmatamento inicia-se por dentro de casa, as plantas ornamentais que enfeitavam internamente estão sendo substituídas por plantas artificiais de plástico. O anti naturalismo vem aumentando nos espaços onde o ser humano atua e habita.

O entorno da casa é desprovido de plantas
(desmatamento do terreiro)
A retirada da vegetação inicia-se por dentro da casa e vai caminhando para seu entorno, chegando até as áreas dos limites da propriedade, é uma devastação descontrolada e intencional. O entorno da casa é desprovido de vegetação e qualquer vegetal que se atreve a nascer neste espaço é arrancado imediatamente e queimado, como se fosse uma caça as bruxas no período da santa inquisição (1721), é atirado ao fogo sem dó. Não se consegue entender a importância que o mato ou erva daninha, ou até inço podem ter para a qualidade da vida das pessoas e sua importância na natureza.


Não se conhece o papel que as ervas desempenham diante da sucessão natural.

Plantas vivas,beleza dinâmica
Flores plásticas, beleza estática



Toda esta cultura esta sendo legitimada de geração em geração, este hábito cultural é tão forte que já não é costume único dos rurícolas o desmatamento, mas dos urbanos também, nos pequenos espaços como jardins e hortas urbanas qualquer vegetal que não seja a cultura cultivada é visto como intruso, oportunista, é arrancado imediatamente e atirado no lixo ou queimado. Em muitas casas urbanas o entorno é cimentado como forma de impedir o crescimento de vegetais em prol de uma limpeza antinatural.


Conhecimentos ligados a botânica é de pouco domínio por parte da população, muitas plantas são chamadas arbitrariamente de pé de pau, demonstrando o pouco conhecimento das espécies cultivadas. Os princípios básicos da nutrição vegetal são desconhecidos para a maioria dos agricultores. Muitos técnicos não conseguem explicar o que é e como acontece a fotossíntese quando são indagados repentinamente. Precisa-se saber que cada planta por pequena que seja captura carbono do ar nos disponibilizando como resultado desta troca o oxigênio. A proposta atual da captura do carbono ainda é um processo lento de ser entendido e aceito, embora em andamento. As famílias rurais precisam ser informadas muito mais, como diz Polan Lacki (1996) “O conhecimento é mais importante que os recursos financeiros abundantes para provocar desenvolvimento”.

Aumentar a área de plantio é fácil e rápido, mas em muitos casos o sistema de produção utilizado vai de encontro a todos os processos naturais. A falta de uma conscientização ecológica é quase que total. O agricultor de hoje e seu manejo podem ser considerados como mais um dos vilões da destruição da natureza. Precisa-se Ecologizar as pessoas e os espaços independentemente de onde se habita (rural ou urbano).
Agora imagine como reverter este caso, como entender profundamente a necessidade do esverdeamento do entorno da casa e das demais áreas da propriedade.

ALGUMAS REGRAS BÁSICAS E PRÁTICAS PARA O ESVERDEAMENTO

1.       O esverdeamento do planeta precisa ser uma constante independentemente do espaço habitado. Inicie o esverdeamento dentro da casa e depois vá aumentando para o entorno da habitação. É uma forma de melhorar o meio ambiente nos espaços onde habitamos. O esverdeamento dentro de casa vai ajudar na melhora do ar interno. Muitas doenças alérgicas têm como causa o ar interno residencial, carregados de poeira, ácaros, mofos entre outros. Muitas toxinas que fazem parte dos vários produtos químicos que são utilizados para limpeza de forma geral poluem este ar. Cientistas descobriram que algumas plantas podem ajudar na limpeza desta poluição do ar. O centro espacial da NASA descobriu que plantas domésticas comuns podem remover produtos químicos voláteis do ar. No livro soluções sustentáveis de Lucia Legan cita-se que duas plantas de sombra em vasos de 35 a 40 centímetros podem limpar o ar de 10 metros quadrados.

Algumas plantas que estão sendo pesquisadas pela NASA por seu beneficio ecológico de purificação do ar e que podem ser cultivadas dentro de casa:


Areca palma - (Chrysalidocarpus Lutescens)
Coqueiro de Vênus - (Dracaena fragrans)
Lírio da paz - (Spathiphyllum SP.)
Jibóia – (Scindapsus aureus)
Gérgera (Gerbera jamesonii)
Imbé – (Philoderdron erubescens)
Singônio (Synogonium podophyllum)


O esverdeamento do entorno da casa
imagem  SERTA Ibimi
2.       Como segunda medida de intervenção propõe-se que o esverdeamento prossiga pelo entorno da casa de morada. Não permita que o terreiro seja um pequeno deserto quente, seco e sem vegetais. Aumente a quantidade de vida do entorno da casa, e se não tiver tempo para o plantio permita que a natureza haja e depois você seleciona o que quer deixar que se desenvolva. Delimite seus caminhos e o restante deixe o esverdeamento tomar posse. 

3.       O tamanho e a quantidade de plantas vão depender do tamanho da área que se tem disponível. O bom é que se tenham plantas de vários andares, isto é, plantas pequenas, médias e grandes. Quanto maior a diversidade melhor para se criar habitat interessantes e sustentáveis. Podemos montar micro clima muito interessantes com confortos térmicos adequados.

4.       O cultivo de plantas ornamentais que dão estética ao entorno da casa pode ser uma alternativa que exige poucos cuidados, desde que as plantas selecionadas sejam menos exigentes em manejo. Um belo jardim é uma maneira de esverdeamento estético que além de belo é relaxante, transmite paz, tranquilidade.

5.       Como diz Lucia Legan “Plante o que gosta de comer, o que gosta de cheirar e o que gosta de vê”. Esta é uma estratégia bastante interessante para a escolha do que se quer plantar ou cultivar para o erverdeamento. Esta estratégia aumenta a motivação para o plantio.

6.       Aproveite todos os espaços disponíveis, em um pequeno espaço uma planta pequena, um espaço maior uma planta maior acompanhada de outras plantas menores. Caixas, caixotes, latas, pneus, bacias podem ser espaços para ajudar no esverdeamento. O bom é não ver mais a cor do solo e sim o que está plantado sobre ele.  Quanto mais saudável o solo mais vegetais bonitos e bem desenvolvidos. Se por acaso seu solo é pobre não se preocupe os vegetais vão se encarregar de enriquecer seu solo, dê tempo às plantas que elas irão fazer um ótimo trabalho de recuperação. Quando o esverdeamento é intenso e diverso, em pouco tempo ganharemos outras cores, um colorido fantásticos das flores.

7.       Plantas de longevidade diferente também é uma ótima estratégia consorciada com as anteriores. Quanto mais espécies de plantas de longevidades diferentes melhor para o ambiente, pois o solo permanecerá sempre coberto, ou melhor, ESVERDEADO durante mais tempo.

8.       A disponibilidade e a quantidade de água precisam ser levadas em conta na escolha das plantas a serem cultivadas, embora que esta disponibilidade não vai impedir do esverdeamento, pois existe uma diversidade intensa de plantas que toleram viver com pouquíssima quantidade de água, basta escolher bem as plantas para compor o espaço que queremos esverdear.

9.       Para que este esverdeamento possa servir para a melhora do ambiente, precisamos lembrar que o ambiente não deve ser unicamente habitado pelos humanos, mas precisamos de outros seres que vão compor este ecossistema. Muitos bio indicadores podem e devem ser atraídos para este ambiente, bastando unicamente se criar hábitat propícios que o atraiam. Como por exemplo, se queremos atrair pererecas e sapos precisaram montar pequenas lagoas com água, pois a umidade atrai estes seres. Os bio indicadores são o termômetro mostrando se a área que estamos montando esta adequada e ambientalmente correta. Se tiver plantas tem insetos, se tem insetos têm pererecas, se a quantidade de insetos aumenta aparecem os sapos, se os insetos estão no alto surgem às lagartixas e pássaros, é uma teia alimentícia onde todos ganham e o ambiente fica belíssimo.

                Edifício desprovido de verde                      Edifício esverdeado                            




 
As imagens acima mostram o que podemos fazer para transformar de forma natural o ambiente que vivemos.  O meio ambiente irá agradecer ti devolvendo mais saúde, equilíbrio e alimentos ricos, biologicamente equilibrados e sadios. Esverdeie todo espaço que puder. O ambiente necessita de sua ajuda. Não espere faça algo já! Agora! Imediatamente! Plante o verde, o colorido. Dê cor à vida, onde você vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...