sexta-feira, abril 13

Cercando a propriedade com menos impactos ambientais

Antônio Roberto Mendes Pereira 

Cercar uma propriedade é uma medida necessária, mas este procedimento contribui enormemente para o desmatamento, não importando o tamanho que se queira cercar. Pode ser uma grande propriedade, até uma pequena horta, ambas contribui para o desmatamento ambiental. Quanto maior o perímetro a ser cercado, mais árvores são derrubadas. Em uma propriedade que utiliza os princípios agroecológicos, é imperativo o repensar novas formas para realizar o cercamento desta área. 


Este texto traz esta preocupação, vai tentar mostrar outras formas de operacionalizar este procedimento tão necessário. A divisão interna das atividades produtivas em muitos casos necessita utilizar várias divisórias para criar limites. A criação de animais é uma das atividades que mais necessita utilizar este procedimento, logo este texto se faz preponderante e necessário. 

TIPOS E MODELOS E OS GASTOS DE MATÉRIA PRIMA NATURAL 

Muitas propriedades atualmente estão desprovidas de áreas de reservas naturais. Área nativa não existe mais, toda a propriedade já foi desmatada para a prática das atividades produtivas. Ou quando não, ainda tem um restinho de capoeira grossa ou de mata onde dá para encontrar madeira que se adéque para se fazer uma cerca. Mas, com certeza são raras as propriedades que se dão ao desfrute de ter esta área ainda como preocupação de cumprir os 20% exigidos por lei de área de preservação permanente. E é justamente neste restinho de reserva que normalmente se busca encontrar toda ou parte da madeira para construir as cercas da propriedade. Esta atitude concorre diretamente para acabar com o restante da reserva, pois a depender do tamanho da propriedade a retirada desta madeira pode ser total. 

A depender do que se quer cercar, vários tipos de cercas podem ser utilizados, desde os que gastam menos madeira até os que gastam em demasia. A segurança em muitos casos está relacionada ao tipo e a espessura da madeira utilizada, além do tipo de arame utilizado. Causando enormes prejuízos ambientais e aumentando consideravelmente os investimentos econômicos. 

As cercas estão divididas a depender da atividade que se vai praticar ou separar. Uma cerca para as galinhas, por exemplo, exige que ela seja compacta não permitindo muita distância entre uma vara e outra. Com isto o gasto de madeira é vertiginoso, podendo-se gastar entre 15 a 30 varas por metro linear de cerca construída, sem contar com o madeiramento mais grosso que vai dar fixação a toda cerca. 


Uma cerca para a criação de caprinos também exige uma grande quantidade de madeira ou de arame, dependendo da condição econômica da família e da região ambiental onde a propriedade esta localizada. Os caprinos são de difícil contenção relacionada ao impedimento de acesso a áreas que se quer restringir. Conseguem facilmente encontrar os locais da cerca mais frágeis e com um pouco de esforço conseguem passar, e passou uma, passa todo rebanho. 

Em muitas propriedades esta cerca é construída com até 9 fios de arame farpado mais as varas. Além de causar impactos ambientais em muitos casos também causa impactos econômicos no bolso. 

Os problemas com cerca têm gerado muitos problemas com vizinhos de propriedade, pois ninguém gosta de ver outros animais de outras propriedades se alimentando do que você está cultivando. Em muitas regiões do nordeste, principalmente no sertão quando é chegado o momento do inverno a área a ser cercada é o roçado, para impedir que os animais possam ter acesso. 

Os animais de mais fácil contenção quando comparado com os já mencionados são os bovinos, às vezes com 3 ou 4 fios de arames consegue-se manter estes animais nas áreas selecionadas para sua permanência. 


A quantidade de madeira e arame a ser utilizada na cerca, está também ligada diretamente ao temperamento animal, quanto mais dócil e tranquilo menos arames, menos madeira, menos quase tudo. Existem cercas para várias utilidades em uma propriedade. Vejamos algumas demandas: 

Cerca para: 

· Demarcar áreas; 
· Separar, colocar limites; 
· Proteger; 
· Impedir; 
· Direcionar; 
· Prender; 
· Tutorar. 

E em cada tipo destes, muda às vezes completamente a quantidade e o modelo da cerca que se pretende fazer. Os limites em alguns casos não precisam ter formas tangíveis de separação com cercas ou outras maneiras. Mas, também existem limites que precisam ser verdadeiramente marcados e divididos com separadores como exemplo, cercas, paredes, etc. 

CERCA PARA DEMARCAR ÁREA – Algumas áreas de zoneamento da propriedade precisam ser divididas para que se perceba até onde esta área deve ir para desempenhar aquela atividade, como exemplo, podemos frisar a Zona 01, esta área que é a responsável pela segurança alimentar da família deve ser protegida e limitada, evitando também a entrada de animais indesejáveis. Como exemplo de elementos desta zona que necessita ser demarcada e cercada está a horta e o galinheiro. O tipo e o modelo desta cerca estão na dependência do que está no outro lado do limite. Que pode ser menos exigentes na maneira e na quantidade de insumos que se vai precisar utilizar. 


CERCA PARA SEPARAR – Em algumas situações precisamos utilizar determinadas estratégias operativas para separar, por exemplo, algum animal ou animais do restante do rebanho, ou por motivo de doenças, ou até de estratégias reprodutivas ou de manejo. E uma ótima estratégia é a cerca, que pode ser feita de vários matérias dependendo da espécie animal que se quer separar. O controle reprodutivo destes animais é facilitado com a separação dos mesmos, pois podemos ter controle da data de cruzamento, com quem houve o cruzamento, entre outros manejos. 


CERCA PARA PROTEGER – Alguns animais necessitam de proteção por ser indefesos sofrendo ataques de predadores. Nesta situação não basta separar. A cerca deve ter outra dimensão a de proteger, este tipo de cerca exige formatos diferentes, e exige em algumas situações materiais diferentes. 

CERCA PARA IMPEDIMENTO – Evitar acesso a algumas áreas restritas pode surgir a qualquer momento, no manejo das propriedades. Este tipo de cerca é bastante utilizado nas áreas próximas ao acesso da casa. Os quintais, jardins das casas em muitos casos exigem este cercamento, para impedir acesso de pessoas estranhas, como também de animais. Impõe certa privacidade ao ambiente. 




CERCA GUIAS - Este tipo de cerca é muito utilizado em plantios que necessita de um tutoramento como é caso de maracujá, uva, chuchu entre outras culturas. Estas cercas facilitam o manejo cultural. 


CERCA PARA PRENDER, ISOLAR – Animais em quarentena ou até com doenças contagiosas que precisam ficar isolados. Outra forma também de utilizar este tipo de cercamento é para conter animais violentos, bravos. Este tipo de cerca precisa ser muito bem feito e ter segurança que transcende as demais, pois se pode colocar em risco a integridade física das pessoas. 


CERCA PARA DIRECIONAR – Este tipo de cerca tenta direcionar caminhos, passagens, trilhas onde se quer permitir a passagem de pessoas e animais. 


DANOS AMBIENTAIS CAUSADAS PELA CONSTRUÇÃO DE CERCAS 

É necessário fazer alguns cálculos para se perceber os impactos que a construção de uma cerca pode causar ao meio ambiente. Para cercar uma propriedade com uma área de 10 hectares, feita sem as devidas preocupações ecológicas podem causar ao meio ambiente danos exorbitantes. 


Se nesta cerca colocou-se uma estaca a cada 1 metro entre uma estaca e outra, e estas estacas forem na dimensão de litro, medida utilizada pelos agricultores nordestinos em relação a espessura da estaca, comparando a mesma ao diâmetro do fundo de uma garrafa de litro, chega-se a derrubar 2200 árvores em média, tendo como formato da área o seguinte desenho. 






                                         

                                          
Se todas estas árvores fossem plantadas com um espaçamento de 3m X 2m caberiam em média 1666 plantas por hectare. Logo, 2200 plantas ocupariam uma área total de 1,32 de hectare, sem contar com a demanda das divisões internas. 

Como se percebe a construção de uma cerca a depender do tamanho da área a ser cercada exige uma grande derrubada de árvores. É bom salientar que a derrubada é feita de modo seletivo, sempre buscando as maiores, as mais grossas e as mais linheiras ou retas. E muitas vezes desperdiçando o restante da madeira retorcida que não atende a necessidade seletiva. Este desperdício termina por virar lenha para fornos os mais variados. 


DESPERDÍCIOS NA ESTÉTICA 


AS CERCAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS 

Na maioria das propriedades brasileiras, as cercas são de arame farpado, arame liso e, mais recentemente, eletrificadas. As cercas elétricas podem ser instaladas em vergalhões, postes tradicionais de madeira ou em moirões vivos. A cerca de arame liso ou farpado com balancins (acessório preso aos fios de arame da cerca, na posição vertical, o qual permite firmá-los, mantendo uma maior distância entre moirões), como forma de economizar madeira, é cada vez mais utilizada pelos pecuaristas, por apresentar menor custo. Outro modelo utilizado é com moirões pré-moldados de concreto, porém, ainda é pouco acessível diante de seu custo elevado (AGUIRRE & GHELFI FILHO, 1991). Mas diante dessas alternativas frisadas anteriormente a Permacultura busca encontrar outras formas menos custosas e de menor impactos ambientais para a instalação de cercas. Pretende-se oferecer formas que além do serviço de cercamento, contribua com todo agroecossistema ofertando outros serviços ambientais, produtivos e até estético e climatológico. 

Cerca elétrica solar 


Um dos princípios que norteiam a Permacultura é que cada elemento tem que cumprir ou executar mais de uma função no ecossistema. Esta lógica deve ser trazida para os agroecossistemas cultivados. Logo, as cercas devem exercer mais de uma função, no caso deste texto queremos mostrar que quando ecologicamente correta a implantação desta cerca, mais funções ela consegue atender. 

Várias são as formas de se fazer cercas que causem menos destruição na natureza. O planejamento é a chave para a implantação. A melhor estratégia a ser utilizada é a implantação de cercas vivas. Elas trazem muitas vantagens em relação as convencionais, além de serem incomparavelmente mais econômicas. Vejamos algumas vantagens das cercas vivas ecológicas: 

· Estão sempre se encorpando, isto é a cada ano que passa o seu poder de cercamento aumenta, pois seu volume vai aumentando, vai ficando mais densa, impedindo cada vez mais a passagens de pessoas ou animais, o sistema radicular vai crescendo aumentando o poder de fixação. Enquanto a de estacas mortas a cada ano aumenta seu desgaste. O apodrecimento está em andamento, logo a cada ano que passa seu poder de cercamento vai diminuindo, vai perdendo sua resistência a manipulação; 

· Exige menos manutenção, quando comparada com as cercas mortas. 
· Custos de implantação mais baixos; 
· Maior durabilidade e segurança; 
· Benefícios ecológicos (captura de carbono, sombras, recomposição da mata ciliar, ajuda na recuperação de áreas degradas); 
· Geração de produtos econômicos a depender da espécie utilizada; 
· Podem servir de quebra vento; 
· Efeito estético e paisagístico; 
· Uso como forragem; 
· Fixação biológica de nitrogênio; 
· Os contornos são muito mais expressivos; 
· Contribui para o aumento da diversificação na propriedade. 

Portanto, recomenda-se a realização de estudos e experiências que potencializem o uso de cercas vivas ecológicas, através de espécies que minimizem os custos, ofereçam subprodutos e contribuam com o equilíbrio ambiental. 

Para isso, torna-se necessário um maior conhecimento das espécies que podem ser utilizadas, principalmente para as diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre as técnicas mais eficientes de enraizamento, manejo e condução de bancos de estacas com capacidade de produzir um maior número de estacas em menor tempo, bem como, garantir uma maximização no aproveitamento de seus subprodutos e melhoria das condições do solo. 

USO DE MOURÕES VIVOS 

Dentre as espécies de leguminosas arbóreas utilizadas na construção de cercas ecológicas, a Gliricidia sepium é a mais adotada no mundo. Para se lograr um melhor rendimento e agilidade no processo de utilização da gliricídia como moirão vivo demanda-se uma série de operações e cuidados. 







Esta tecnologia do uso de mourões vivos já vem sendo divulgada pela EMBRAPA, apresentando ótimos resultados. Acesse o seguinte endereço: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Moirao/MoiraoVivoCercaEcologica/construcao.htm. Irá encontrar todo manejo para a implantação desta tecnologia. 

Nas regiões onde a pedra existe em abundância, estas podem ser utilizadas na construção de cercas, diminuindo os custos. Este tipo de cerca é mais recomendável para pequenas áreas devido ao trabalho de implantação. 


Outra grande alternativa é o uso de Cercas Vivas que são formadas por certas espécies de plantas, em geral, com bastantes espinhos (porque melhores são os seus resultados), alinhadas lado-a-lado, bem juntas ou com espaço entre elas, de acordo com o seu objetivo: embelezamento de parques e jardins ou para servir de divisão, proteção, impedimento, dependendo da atividade ou dos animais que se pretende conter. 

Várias são as espécies que servem para esta utilidade. Cada região tem plantas que se adéquam a esta atividade, bastando apenas perguntar aos agricultores da região. Com certeza eles terão uma lista de plantas da região que tenha esta característica de dificultar sua transposição pelos animais e pelas pessoas. É bom sempre na escolha destas plantas dá preferência as de crescimento rápido, e que não necessite de irrigação a não ser da água do período do inverno. Outra característica necessária da escolha é dá preferência por plantas que não sejam muito invasoras. 










Cerca de bambu também é uma ótima alternativa desde que estes recebam um tratamento para aumentar sua durabilidade. Este tratamento pode-se encontrar facilmente disponibilizado em sites na internet. Os bambus por serem de alta regeneração e ter todos os seus galhos linheiros (retos) facilitam muito a sua utilização em cercamento de áreas as mais distintas. 


SUGESTÕES DE CERCAS DE RECICLAVÉIS 

Muitos são os desperdícios que podem servir de insumo para a construção de cercas, porém de pequenas dimensões. 



Como vemos existem uma infinidade de alternativas ecológicas que podem ser utilizadas para o cercamento de pequenas áreas como também de grandes áreas. Precisamos evitar utilizar formas de cerca onde a morte seja a ação principal, precisamos fazer cerca aumentando vida e a qualidade de vida. Pense e repense, inicie por pequenas áreas e compare os resultados. 



12 de abril de 2012

3 comentários:

  1. A cerca viva além de ser ecológica é tambem muito atraente aos olhos humanos,poupa trabalho,poupa dinheiro,dá vida ao espaço e todos saem ganhando até o meio ambiente já pensou????

    ResponderExcluir
  2. Já existe o novo produto patenteado APLIK - Revestimento Plástico para Cercas de Arame Liso.
    Protege o animal contra acidentes quando em contato com o arame liso
    Possui instalação simples e rápida
    Proporciona excelente visibilidade da área cercada
    Ideal para cercas de arame pré-existentes
    Excelente Custo x Benefício
    Veja detalhes na página: https://www.facebook.com/CercaPlasticaRuralPlasticosSolucoes

    ResponderExcluir
  3. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% para aconselhamento ou mais informações entre em contato conosco pelo e-mail beverlyloan.institute@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...