sexta-feira, setembro 9

Uma diferente concepção de casa sustentável - simplicidade, conforto, beleza e pouca agressão a natureza


Antônio Roberto Mendes Pereira 

Hoje se fala muito em bio construção, bio arquitetura, construção ecológica e sempre fico me perguntando, o que é verdadeiramente uma casa sustentável e ou ecológica? Vez por outra em alguns programas jornalísticos televisivos vejo reportagens falando e mostrando idéias de casa sustentável. E quase sempre me frustro quando assisto. 

Na minha concepção pouco se tem mostrado do que seja uma casa verdadeiramente ecológica, construída com intenções de se tornar sustentável, que consuma pouca energia, que tenha sido construída com insumos locais, do entorno da propriedade, ou o mais próximo possível para evitar gastos com energia de translado de materiais. E sempre se direciona o protótipo destas casas para as áreas urbanas e pouco para as áreas rurais. 

Neste texto vou tentar expor minhas idéias do que seja uma casa sustentável construída de forma mais ecológica possível. Espero ser entendido, e que estas minhas idéias possam ajudar a rever, repensar o conceito básico de construção pensada na sustentabilidade. 

AS REPORTAGENS VEICULADAS PELA MÍDIA 

Na última reportagem que assisti, foram colocadas as idéias de uma casa ecológica com opções muito claras para uma determinada classe social, onde desde as torneiras que são acionadas por foto células, madeira feita de plástico, muito vidro em vários espaços, chuveiros elétricos de baixo consumo de energia, mas de preço inalcançável para a maioria da população. Mas, alegava-se que os gastos de investimentos iriam ser pagos pela economia gerada, mas esqueceram de apresentar que alternativas se têm para quem verdadeiramente precisa e não pode comprar ou pagar por estes serviços (baixa renda). 

Mais uma vez os privilégios tecnológicos são pensados para atender uma determinada classe social que pode comprar e pagar por todos os insumos e serviços, em exclusão da base da pirâmide social que ficam marginalizadas destas conquistas. Como repensar e pensar uma casa que possa atender a maioria da população reajustando as que já existem e trazendo novas idéias tecnológicas para quem ainda não tem e para quem necessita ter? Quais as idéias que a bio construção pode trazer para facilitar esta demanda? 

Tomando como principio básico e padrão, as habitações construídas pelos animais e insetos onde todos os materiais para esta construção são retirados do local onde vão habitar, os translado de materiais são mínimos e os insumos não são poluentes, além de não causar impactos abusivos no ambiente. Para isto utiliza-se pedra quando tem pedra, barro quando tem barro, madeira quando tem madeira e assim sucessivamente. A importação de insumos de áreas longínquas é atitude humana. 



Não podemos esquecer que a construção civil é a atividade que mais destrói o meio ambiente atualmente, tirando, virando, destruindo paisagens naturais, gastando muita energia para tirar, transportar, aplicar. Além de gerar gastos permanentes de manutenção com o que construiu. 30% dos recursos naturais do planeta são consumidos pela construção civil. 


Praticamente, toda madeira utilizada na construção civil, vem da Amazônia. A CASA ECOLÓGICA não deveria utilizar madeira nesta concepção. Em uma construção ecológica não existem os tradicionais gabaritos de madeira durante a demarcação e locação da obra, pois são substituídos por peças metálicas permanentes e reutilizáveis. O processo construtivo não faz uso de andaimes ou escoramentos de qualquer espécie, e finalmente, as lajes da cobertura são únicas, pois recebem exclusivo sistema de apoio direto das telhas, dispensando qualquer uso das estruturas de madeira tradicionais. Para se ter idéia desta contribuição ecológica, uma casa padrão CEF (Caixa Econômica Federal) com 42,00m² consome aproximadamente 1,00m³ de madeira de lei beneficiada, somente na sua cobertura. Considerando um rendimento médio de 50% de uma tora bruta, e multiplicando pela quantidade de habitações necessárias ao sistema habitacional chega-se ao absurdo resultado de 10.000.000 x 1m3x 1,5=15.000.000,00 (quinze milhões) de metros cúbicos de madeiras de lei, retiradas da nossa floresta Amazônica. Esse volume corresponde a quase um terço de toda madeira explorada anualmente na maior reserva ecológica do mundo, cujo desmatamento médio anual, (legalmente admitido pelo governo) é de vinte e cinco milhões de quilômetros quadrados (informações colhidas da internet – Estudo de uma casa sustentável). http://www.crear.com.br/novocrear/eng/crear_conteudo.php?conteudo=2007

No nosso entorno temos tantas energias naturais, mas preferimos as pagas. Temos sol para clarear, esquentar, cozinhar, derreter, mas preferimos a energia elétrica para fazer estes mesmos serviços, quase todo serviço de climatização é artificial e pago. A arquitetura utilizada não é muito inteligente, temos o vento para refrescar e ventilar, mas preferimos ar condicionado e ventiladores e exaustores. Esse mesmo vento pode me oferecer outros serviços como: moer, puxar, elevar, secar, retirar, mas sempre damos preferência pelo que a mídia tecnológica nos oferece todos os dias e a cada 5 minutos nas propagandas da TV, rádio, jornais e revistas e agora nos poli shop da internet entre outros. 

CRIANDO UM NOVO CONCEITO DE CASA SUSTENTÁVEL 

Parto do princípio de que uma casa ecologicamente construída ao ser abandonada deveria voltar a ser natureza e não se tornar um monte de entulho cimentado onde a natureza não possa transformar o que foi construído novamente em insumos naturais para um novo ser, ou elemento de uso natural. 


CASA ECOLÓGICA – É o espaço construído de forma o mais natural possível, onde a espécie humana vive e convive com outros da sua mesma espécie, construída a partir de insumos encontrados no entorno local, e que ao ser habitado deve poluir o mínimo possível. E que todos os seus efluentes possam ser biologicamente trabalhados e reciclados antes de ser devolvidos a natureza. E que este ambiente não produza lixo e sim insumos ou desperdícios que possam ser reaproveitados por outros seres para a sua sobrevivência ou produção de outros insumos aumentando e transformando os fluxos em ciclos. 

Vale apena alertar que não existe uma casa absolutamente ecológica. O que pode existir é uma casa construída com a intenção de causar menos impacto ambiental na construção e na manutenção quando comparada com as construções tradicionais. Portanto o conceito de habitação ecológica é relativo e está em uma constante evolução. Espera-se que no futuro com o aumento da consciência ecológica surjam casas com tecnologias mais ambientais. 

· Como poder trabalhar os padrões da natureza na nossa bio construção? 
· Que padrão preciso seguir? 
· Como trabalhar com o que se tem no local? 
· Que conhecimento preciso ter para criar e recriar habitações humanas com estilo natural? 

Não podemos esquecer que numa visão ecológica a casa deve ser entendida e funcionar como um organismo vivo, influenciando a vida de seus usuários e do meio natural e social pelos quais é envolvida. A saúde no habitat dependerá das inter-relações entre organismo maior, que é a casa e os organismos menores, que são seus moradores e o seu entorno (meio ambiente natural e cultivado), a Zona 01 e 02 principalmente. 

A casa deve ser entendida como uma segunda pele para os que nela vivem. O quente, o frio, o abafado, o úmido, e o seco numa casa ecológica devem ter controladores naturais, onde não se precisa ter vento, luz e sim um ambiente confortável termicamente. Um ambiente gostoso, ameno onde se possa apreciar a estética via paisagem, e respirar saúde e ter uma tranquilidade harmoniosa entre seres humanos, vegetais e animais. 

A água nas nossas construções devia ser o sangue, mas normalmente se gasta mais água sendo utilizada como transporte dos nossos esgotos do que para o consumo. A matriz energética utilizada nas nossas casas é altamente dependente onde sem o petróleo o mundo não gera, para, é lento e insustentável, além de ser poluente. 

Utilizar o máximo possível de material que existe no próprio local da obra. No local da construção sempre temos material disponível, em alguns lugares teremos pedras, em outros, madeira, mas quase em todos teremos terra que é um material muito usado a milhares de anos na construção e que precisa voltar a ser utilizado intensamente. 

Em toda habitação tem entradas e saídas as mais diversas desde energias até matéria orgânicas e inorgânicas e a pergunta que se deve responder é: Como permitir e controlar estas entradas e o que fazer com as saídas? Em uma casa ecológica deve permanentemente permitir sempre recursos, insumos e energias os mais naturais possíveis e que estes possam ser encontrados o mais localmente possível. E que sua retirada não cause muitos impactos no ambiente. 


Os moradores de uma casa ecológica precisa ser responsável por tudo que: 

· Produz; 
· Consome; 
· Excreta; 
· Gera. 

Na casa ecológica tenho que dá destino ao uso das seguintes saídas, lembrando que a melhor forma é processando todos estes resíduos. 

1. Águas cinza 
2. Águas negras (urinas e fezes) 
3. Lixo inorgânico (plástico, vidros, ferro e lata, alguns tipos de tecidos sintéticos) 
4. Lixo orgânico, inclusive óleos e gorduras de sobras da manipulação de alimentos 
5. Ar quente proveniente do fogão a lenha 

Todos estes materiais podem e devem ser transformados e reutilizados, não permitindo a transformação dos mesmos em lixo, que irá poluir o ambiente. Lembre-se, na natureza o desperdício de um elemento é recurso para outro, e quando não acontece isto, significa que vai surgir poluição, por não haver uso ou utilidade daquele elemento ou insumo. 

Também preciso facilitar a entrada dos seguintes insumos: 

1. Vento (ar para circular as trocas de temperaturas, renovação do ar do ambiente) 
2. Claridade 
3. Temperatura 
4. Água 
5. Alimento 

Deve-se controlar: 

1. Excesso de umidade 
2. Frieza 
3. Fumaça e outros odores 
4. Barulho 

Evite usar resíduos tóxicos proveniente de: 

1. Sabões e sabonetes 
2. Detergentes 
3. Shampoos 
4. Amaciantes de roupa 
5. Água sanitária 
6. Polidor 
7. Desengordurante 
8. Cremes dentais 
9. Esfoliante de pele 

Existe várias receitas de se fazer todos estes produtos ecológicos, na caixa de menu do blog tem muitas receitas. 

Busque atender as seguintes demandas: 

1. Água quente 
2. Gás de cozinha 
3. Eletricidade 
4. Carvão, lenha ou outra fonte energética 
5. Água para consumo, higiene, lavagem, e irrigação da zona 01 

É importante que haja uma revisão dos valores pessoais, particularmente aqueles relativos aos conceitos estéticos. As habitações são bonitas, confortáveis e eficientes. E seus habitantes se beneficiam da saúde proveniente de uma habitação não tóxica e mais harmoniosa com o meio. 

Se tiver que reajustar uma casa que já está montada, tente descobrir onde sua casa dói, esta expressão é de Rubens Alves, e tente nos levar a entender onde estão os gargalos os problemas que precisam ser resolvidos. 

De que material irei construir? Geralmente é mais barato utilizar materiais que existem em abundância na região. Quanto mais matéria prima se retira do terreno, melhor. 

Quais as formas, os padrões naturais que precisam ser imitados na montagem da casa? Como você e sua família podem projetar e construir sua própria casa? Como evitar comprar materiais e utilizar o que se tem, reaproveitando, adequando, inventando, diferenciando, inovando, não desperdiçando. 

Criar este novo jeito, esta nova atitude, pode gerar conflitos com a cultura atual. Precisamos estar preparados para os preconceitos, para as desaprovações, críticas, injurias entre outros. Desconstruir e criar novas maneiras são o desafio para todos que querem entrar nessa aventura de repensar o que já está pensado, projetado, moldado, sedimentado. 


MÚSICA E POESIA - CASINHA BRANCA – Gilson Campos 

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer 

Abaixo estão fotos de todo processo de construção e reajuste de uma casa ecológica no SERTA ( Serviço de Tecnologia Alternativa) em Glória do Goitá- Pernambuco













Ainda estamos usando muito material que não foram retirados do local, da propriedade. O cimento ainda fez parte da construção, mas num percentual de 10 a 15% de uma construção convencional. A estrutura de ferro já existia, pois o projeto da casa é a tentativa de reaproveitar e reajustar o espaço que já existia (estufa abandonada). A nossa tentativa é resignificar, ou melhor, reajustando o espaço para uma área que seja mais harmoniosa com o meio ambiente onde a mesma esta localizada. 

Tentamos permanentemente encontrar alternativas para que em cada compartimento da casa sejam utilizadas ao máximo todas as energias ambientais, o sol, o barro, a terra, a madeira, a pedra sejam toda a base do fazer, evitamos comprar ao máximo. Buscamos também construir uma casa que seja confortável e segura. 

Lembre-se que toda esta casa deve estar em harmonia com o entorno, o jardim, a zona de segurança alimentar (zona 01). A harmonia é realizável através de: 

· Fontes de energia 
· Uso da água captada 
· Reuso das águas cinza e negras 
· Reciclagem de toda a matéria orgânica 
· Da estética entre o interno e o externo 


SUGESTÕES BÁSICAS PARA OUTROS CLIMAS 



Ambas as imagens acima são do livro “Manual do arquiteto descalço” de Johan Van Lengen 

QUEBRE O MODELO DE LINHAS RETAS 

Como quebrar a estética da construção que o belo esta somente no uso de linhas retas, sem curvas. Como engendrar com as mãos sem colher de pedreiro, sem nível, sem régua? É a estratégia que a bio construção utiliza “as mãos e os pés” e ambas são as maiores ferramentas na bio construção. As formas são arredondadas, fazem pequenas curvas, a estética do belo muda do reto para o ondulado, que normalmente é o padrão da natureza. 

Estilo de vida ecologicamente correto – para habitar uma casa ecológica necessita-se mudar e adequar muitos dos nossos hábitos, costumes e vícios. Não basta construir tem que viver esta construção, tem que fazer parte, ser parte e ter parte. Tem que ecologizar muitos dos nossos maus costumes diários. É preciso criar uma nova cultura que passa desde pelo morar, usar, comer, vestir, descartar, reutilizar, enfim necessita-se voltar a se usar a frugalidade em tudo que se faz. Como diz um amigo meu precisamos repensar as atitudes humanas seguindo como lógica o seguinte desenho: 


Normalmente o comportamento humano segue o seguinte esquema: primeiro ele faz, depois pensa e vê a besteira que fez. Onde o comportamento ideal deve ser: primeiro deve se emocionar, depois pensa e estuda como vai fazer. Precisamos voltar a agir como a segunda estratégia explica, só assim conseguiremos dar outro norte para as nossas ações. 

Se for construir reveja o estilo, se já mora retroajuste o seu lar para uma habitação mais integrada a natureza. 

Repense o que faz 
O que veste 
O que come. 
O que compra e 
Como mora. 

E não se esqueça de reaproveitar, reciclar e reduzir, pois como diz o engenheiro Anselmo Duarte “Reciclar é um ato de reverência ao meio ambiente. É uma obrigação mais que necessária de todos nós, agentes que somos por natureza, poluidores deste magnífico e único exemplar conhecido, o planeta terra”. 

11 de setembro de 2011 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...