sexta-feira, outubro 21

Os vários caminhos da água nas pequenas propriedades rurais

Antônio Roberto Mendes Pereira

Á água sempre foi e sempre será um dos maiores bens da humanidade, é uma pena que muitos não a veem assim. 

O caminho percorrido na superfície e nas entranhas da terra 

Esta história é a tentativa de explicar o caminho que uma gota de água passa, durante todo percurso no ciclo da água dentro de uma pequena propriedade rural. É um alerta para a importância que esta água tem e quais as conseqüências provocadas por vários fatores sobre esta preciosidade, quando não bem compreendida e manipulada. Irei personificar a água para facilitar a compreensão. 

A gota antes de ser gota 

Neste momento, sou uma molécula de oxigênio livre, leve e solta, servindo as mais diversas necessidades da natureza. Mas em um dado instante fui coptada para fazer parte de uma parceria com duas outras moléculas. Juntei-me a duas moléculas de hidrogênio e agora mudei de estrutura, tornei-me água, uma molécula de água, foi assim que batizaram esta união. 


Depois desta combinação ficou muito mais fácil aumentar outras parcerias, temos agora duas polaridades que atraem muitas outras moléculas de água. Agora faço parte de uma gota de água. Parceria esta que assume grande responsabilidade neste planeta de segurar, ou melhor, de manter a vida viva de forma permanente. Mas, estão nos impedindo de realizar esta tarefa tão necessária e fabulosa. 


Em um determinado momento da minha existência sou vapor de água e estou acumulada ou armazenada esperando o momento de poder agir nas nuvens. Estou lá, mas você não me vê. Estou em estado de condensação. Mas em breve com o aumento da temperatura e com a grande quantidade de acúmulo vou sair deste estado e irei me tornar chuva (estado líquido). Vou mudar de ambiente, preciso ser acumulada de preferência em um solo fofo, para que possa ser utilizada para gerar e manter a vida. 


Porém em muitos casos nem chego a penetrar no solo, os seres humanos não permitem que eu seja acumulada, simplesmente escorro sobre o solo, lhe causando um grande desgaste, pois termino levando parte de sua fertilidade para outros ambientes. Durante este percurso perco minha translucidade, fico barrenta, devido às partículas do solo que estou carreando. 

Neste momento não sirvo para saciar a sede de ninguém, estou em um estado de trazer problemas para a maioria dos seres vivos, pois se escorro para os açudes vou torná-lo barrento por certo período, se vou para os rios o mesmo problema acontece, além de torná-lo mais raso com a deposição das partículas de solo que trouxe através do escorrimento superficial. Neste momento chego até a matar peixes, pois os mesmos não conseguem respirar, eu entupo suas guerras com as partículas que estão em suspensão nas minhas gotas. 


Depois da chuva com os açudes cheios, decanto as partículas em suspensão e volto a ser translúcida, e a partir daí posso ser utilizada até para beber, vou parar nos filtros de barro ou até potes ou quartinhas, sendo armazenada em um material que adora me conservar armazenada “a argila ou barro”. Permaneço fria, para saciar a sede de quem de mim precisa para o consumo. 


Outros me utilizam para a produção de alimentos vegetais através da irrigação. Porém, os menos informados me gastam em excesso, não sabem me controlar para produzir o máximo me utilizando o mínimo possível. 

Existem inúmeras tecnologias para gastar menos e produzir a mesma quantidade ou até mais. E com este comportamento o meu caminho fica menos longo mais rápido, me submetendo a evaporação e provocando o meu retorno ao meu primeiro ambiente as nuvens. Mas com esta pressa provoco a salinização de alguns solos, pois estou servindo de veículo para alguns sais e com este manejo evaporo deixando os sais que vão se acumulando provocando a salinização. Todos os seres humanos deveriam saber que quanto mais tempo passo nos ciclos terrestres melhor para eles e para os ecossistemas, pois posso ser reutilizada várias vezes em várias atividades. Quanto em mais atividades sou envolvida, mais meu percurso demora e tenha certeza eu adoro, pois posso atender a uma infinidade de seres. Porém, exijo ser bem tratada, sempre criando situações e ambientes onde eu posso voltar a ser pura, sem cor, insípida e sem cheiro. Caso não sejam atendidas estas demandas, me vingo exalando mau cheiro, não permitindo que muitas vidas possam sobreviver dos meus benefícios. 


Irriguei, dissolvi os minerais e servi também de veículo para transportar estes minerais para compor o fruto, a fruta, a hortaliça ou até o tubérculo. A partir deste momento sou seiva elaborada rica em minerais que vão fazer estes vegetais crescerem fortes, biologicamente sadios e completos. Estou agora na composição do vegetal, e a partir daí posso servir de alimentos para o homem, para os animais, insetos e para o solo, devolvendo todos os minerais para que outra planta possa ser fertilizada e reiniciar todo o ciclo. 

Parte de mim no processo de metabolização das plantas evapora, e agora volto a ser vapor umedecendo o ambiente, podendo novamente ser reutilizada para outra atividade. 

Faço parte da estrutura de todos os seres vivos, inclusive dos homens. Quando sacio a sede vou compor o sangue. Líquido que viaja pelo corpo humano irrigando todas as suas partes, levando minerais e oxigênio. Parte de mim é expelida ou pela transpiração e pela urina. Líquido este que poderia ser utilizado para a fertilização das terras, servindo de alimento para as plantas, mas poucos me utilizam quando estou nesta solução, simplesmente me expelem e sou levada para um esgoto. 

A concentração de nitrogênio na urina depende da dieta alimentar. A urina não diluída conterá, normalmente, entre 3-7gramas de nitrogênio líquido. Uma pessoa elimina aproximadamente 550 litros de urina por ano, dependendo da quantidade de líquidos que ingere, do clima etc. Deste modo, a quantidade excretada de nitrogênio por pessoa por ano estará entre 1,65 Kg – 3,85 Kg, usando os valores acima. Se a demanda de nitrogênio em um cultivo/grama é de 100 kg/ha e a concentração de nitrogênio na urina é de 7 gramas por litro de urina, uma pessoa pode fertilizar 385m2 (1,5 litro de urina por m2), se apenas uma colheita é feita por ano. Se existir uma restrição no tamanho da área, normalmente é possível aumentar a fertilização de três a quatro vezes (usando-se assim até 6 litros por m2) sem causar nenhum efeito negativo nos cultivos ou ao meio ambiente. Mas, em muitos casos toda esta riqueza não é aproveitada, simplesmente causa poluição. 

E de agora em diante vou me juntar a outras águas sujas e juntas somos forçados a poluir os ambientes por onde passamos, até chegar a um tratamento quando a cidade possui uma estação despoluidora tirando todos os insumos que estão misturados. Tornando-me menos suja, posso agora retornar a irrigar plantas, e com toda certeza o solo vai me ajudar complementando minha despoluição, me filtrando nas suas entranhas. E vou renascer em um olho de água em algum recanto. 

Até antes de surgir em uma fonte ou nascente, fico armazenada em um lençol ou rio de água subterrâneo, recebendo sais minerais, sendo responsável agora pelo transporte destes para outros lugares, é como se minha tarefa naquele momento fosse de distribuir e desconcentrar o excesso daquele(s) mineral(s) para outros lugares que poderão estar necessitando. 


Posso ajudar a limpar e desconcentrar muitas substâncias do ambiente, quando me dão condições necessárias para fazer esta tarefa. Mas, depois necessito que me permitam ou facilitem para que eu passe pelos filtros do solo ou por processos evaporativos retornando a ficar pura novamente. Quando estou carreando determinadas partículas de matéria orgânica posso servir de fertilizantes para as plantas, distribuindo minerais para as mais diversas áreas do solo através do aumento de umidade. 

Quando transporto gorduras ou óleos é mais complicado para me tornar limpa novamente, o processo é mais lento e trabalhoso. Não gosto de ser misturado a estas substâncias, pois sou orgulhosa de levar saúde, limpeza, e neste momento com esta substância por onde passo, término sujando tudo que toco. 


Uma boa lógica de uso para mim seria entrar em ciclos, onde cada um me tornasse menos poluída e reutilizável para dar continuidade a outra etapa do mesmo ciclo ou de outro. Posso por exemplo em uma propriedade rural ser armazenada em um açude ou lago onde posso atender as seguintes demandas: 

· Saciar a sede de animais inclusive dos homens; 
· Saciar a sede das plantas através da irrigação; 
· Fazer a limpeza das habitações dos animais transportando os desperdícios para alimentar outros seres (fezes e restos dos porcos podem servir para alimentar galinhas e até peixes e até microorganismos de solo que posteriormente vão poder alimentar as plantas); 
· Servir de veículo transportador de fertilizantes; 
· Servir para controlar o fogo caso repentinamente aconteça um incêndio; 
· Criação de várias espécies de peixe dependendo do volume acumulado; 
· Retratação de calor e claridade; 
· Como área de lazer; 
· Geração de energia; 
· Umidificador de ambientes, facilitando a criação de micro climas; 
· Higienizar alimentos; 
· Cozinhar alimentos; 

Todas estas tarefas poderei desempenhar, podendo ser através de caminhos seqüenciados, ou não. O bom, é que tenha uma seqüência lógica de uso para cada elo deste processo seqüencial. O mais importante é que eu possa desempenhar funções importantes em cada elo do ciclo, gerando e garantindo vida limpa e sadia dos ambientes. 

O grande problema é que todos me esperam ansiosamente, mas poucos preparam o lugar ou o caminho que tenho que seguir. Logo, chego e ao invés de ajudar prejudico. 

Chego como fluxo e saio da mesma forma, poucos conseguem me incorporar em ciclo ou em vários ciclos. A minha reutilização por poucos são pensadas. Não sabem me cultivar, fazendo produzir o máximo de colheitas em todos os âmbitos, sequencias momentos ou etapas. 

Simplesmente e rapidamente chego e nem entro, já estou saindo, ou melhor, indo embora, não me quisera. E com certeza vou fazer falta mais tarde. Muitos vão até ter que pagar para me ter novamente presente em sua propriedade para desempenhar as funções necessárias a vida. 

Lembre-se, se me sujar me limpe ou crie condições para que eu volte a ser limpa novamente, contribuindo outra vez. 

A maneira normalmente que se constata a minha presença pela maioria das pessoas é através da visão. Até na compra de uma propriedade a constatação da presença ou não se dá também através da visão, quando não se vê, se diz esta propriedade não vale este valor, pois não tem água. A comprovação de existência se dá quando se vê rios, açudes, barragens, poços entre outros, mas é difícil perceber a água e seu volume quando vemos as seguintes paisagens ou imagens: 


Quantos litros de água estão armazenados nestas plantas? Imagine quanto uma árvore adulta pode armazenar de litros de água? Quantos metros³ estão armazenados nesta mata? Onde a evaporação é menor? Onde as perdas são menores? Onde será melhor acumular água? 

É melhor me armazenar em uma barragem? No solo? Ou nas plantas? Com certeza a melhor estratégia é nas três opções, mas precisam entender que onde menos se perde água é a que esta acumulada nas plantas, é claro que existem perdas através da transpiração através das folhas, mas é incomparavelmente menor do que a dos grandes espelhos de água armazenada e exposta ao sol. 

Agora pense o que acontece quando se faz as queimadas? Está se perdendo grandes quantidades de água que faziam parte daquele ambiente, é como se estivéssemos expulsando toda água de volta para as nuvens, é uma evaporação forçada. 

E a cada ano por todo um processo de manejo errado que se dá ao solo, a vegetação vai se tornando mais rala, menos exuberante e a capacidade de armazenamento tanto do solo, quanto das plantas se reduz. E a degeneração do espaço é percebida a cada ano, através do baixo crescimento das plantas e da baixa produção das plantas cultivadas. As chuvas se tornam mais escassas, devido a não presença de plantas. Ao contrário quando sua presença exuberante esta presente, cria-se um clima propicio para que as nuvens estejam mais baixas facilitando a presença de chuvas. 

As plantas é um dos grandes indicadores onde tem mais água e menos água, basta observarem as vegetações. E vale salientar, que como existem plantas em todos os lugares significa que se tem água em todos os lugares. 

Você leitor agora está se fazendo a seguinte pergunta: Como utilizar esta água? 

Primeira resposta é não perder está água durante as chuvas, acumule-a de todas as formas imagináveis. 

Segunda resposta, ela já foi aproveitada quando você preparou o caminho de absorção das águas. Facilitou para que todas as plantas pudessem absorvê-la ajudando na produção de biomassa e de uma diversidade de alimentos que estão sendo cultivados. 

Outra forma é utilizando parte desta biomassa para cobrir o solo, através de cobertura morta. Toda esta proteção além de diminuir a evaporação da água que foi armazenada no solo, também ajuda na decomposição da biomassa, liberando lentamente os nutrientes para o solo, enriquecendo-o através da devolução de todos os minerais que dele foi retirado. 

Sempre estamos acostumados com os benefícios diretos do uso da água nos nossos cultivos, através da irrigação, esta para mim é uma forma muito pobre de vê a utilidade deste bem tão precioso que é a água. Ela desempenha uma infinidade de funções que precisamos entender e utilizá-las. Com certeza a água oferece benefícios muito mais indiretos do que diretos, isto é os que não são percebíveis com facilidade pela maioria da população. 

CONHEÇA-ME MAIS 

Em média, cada um de nós utiliza 150L diários de água, repartidos como se pode ver no gráfico: 


Fonte 1http://www.graf.pt/Informa%C3%A7%C3%B5es%C3%9Ateis/tabid/61/Default.aspx 

Da totalidade da água que em média cada um de nós utiliza diariamente, cerca de metade não necessita de ser potável, podendo ser substituída por água da chuva, desde que corretamente recolhida, filtrada e armazenada. 

A Água e o Corpo Humano 

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno. 

CONHEÇA MEUS DIREITOS 

A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos: 

A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo. 

A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. 

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução. 

A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra. 

A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura. 

O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social. 



Curiosidades 

Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas. 

Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde. 

Fonte: Webciência 

20 de outubro de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...