sexta-feira, setembro 23

As cores na agricultura - informação e sutileza no colorido que se apresenta


Antônio Roberto Mendes Pereira

O mundo é colorido, a natureza é colorida, enfim tudo tem cor. Mas, qual será a função destas cores? O que elas querem nos mostrar ou dizer? Estas cores podem nos ajudar em que, nas nossas propriedades rurais? Que influência ela tem nos processos produtivos do nosso agro-ecossistema? O que elas nos indicam? 



Este texto pretende explorar este viés da natureza, trazer idéias e informações de uma forma sistematizada, porém nunca esgotando a totalidade do assunto. Mas, trazendo idéias que poderão complementar e até resolver alguns problemas de entendimento de muitos produtores. 

Muitas atitudes produtivas são utilizadas pelos produtores tendo as cores como, orientadoras, norteadoras. Utiliza-se cotidianamente este comportamento, mas ainda não perceberam a importância e a grandeza de ter este conhecimento na utilidade pratica e na tomada de decisões. A simples escolha entre uma fruta verde, de vez, ou madura, na sua maioria é escolhida pela sua cor. Se o solo é rico ou menos fértil é outra forma que muitas pessoas utilizam como um indicador desta condição através também das cores. Como vemos as cores é uma grande ferramenta natural que pode nos ajudar muito em todos os processos produtivos. Este texto pretende elucidar informações contextualizadas para uma pequena propriedade rural através do entendimento das cores. 


A natureza tem significados e intenções para tudo que acontece. O nível de combinações e arrumações é intenso, e quando mais intenso for este nível de combinações, mais sustentável é o ambiente. As cores são mais um insumo natural, se assim podemos dizer, que aumenta, atrai, faz e ajuda nas combinações dos elementos. 

As cores podem também ser consideradas como um sinal de alerta, querendo dizer: momentos, estações, etapas, desenvolvimento, morte, doenças, reprodução entre outras inúmeras informações, de forma permanente. Poderíamos até fazer o seguinte questionamento: Porque a cor predominante é o verde na natureza? 


As quatro estações do ano beleza expressada através das cores do momento. As trocas das cores são as grandes indicadoras das mudanças das estações. A vida no processo de renovação. 

O que a cor verde traz de benefícios para todos os ecossistemas? Pode ter certeza que esta condição esta ligado diretamente a fotossíntese, a capacidade máxima e autótrofa da natureza, fazer com que as plantas possam transformar luz em alimento. Será que você está facilitando este processo ou diminuindo que esta alquimia? 


CONHECENDO A PROPRIEDADE RURAL ATRAVÉS DAS CORES 

Para melhor conhecer este processo irei dividir o ecossistema cultivado da propriedade em várias partes. A primeira irá apresentar algumas nuances das cores nas plantas, trazendo alguns entendimentos e descobertas sobre a função, ou melhor, o que aquela cor está querendo nos dizer. 

AS CORES ATRAINDO INSETOS PARA A REPRODUÇÃO 

As cores desempenham um papel muito importante na reprodução das plantas. Elas são chamativas, atraem os insetos para a polinização das flores e através desta fecundação conseguem aumentar a quantidade de frutos nos vegetais. Em muitos casos, além de atrair, conduz o inseto para a polinização através da concentração das cores centralizando no centro. 


AS CORES NAS PLANTAS NAS SUAS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS 

As carências nutricionais das plantas podem ser percebidas através das cores que elas apresentam. É como se elas estivessem pedindo ajuda, aos outros seres vivos que compõe o sistema onde ela esta inserida. Vejamos alguns exemplos destas carências. 




Pesquise mais sobre o assunto e conheça estas deficiências através deste indicador chamado COR. 

ESTADO DE MATURAÇÃO DAS PLANTAS E DE SEUS PRODUTOS 


O verde escuro está nos dizendo que ainda não está maduro. Muitos frutos utilizam esta característica para nos avisar sobre este estado de maturação. 


A cor amarela traz a informação de maduro, apto para o consumo. É o ponto de equilíbrio de todas as fases de desenvolvimento. 


As cores do apodrecimento mudam radicalmente dependendo da fruta. 


Verde da folha nova, vivacidade na cor clara. Ainda aprendendo a fazer fotossíntese. Não foi ainda alcançada à maturidade.

Verde adulto, já mais escuro, sabe tudo de fotossíntese. O tom do verde é mais encorpado, intenso e ativo. Esbanjando saúde. 

ENFERMIDADES COMUNICADAS PELAS CORES 

Sempre que uma planta adoece sua aparência e cor pode sofrer mudanças. Até o estágio que se encontra a enfermidade as cores podem passar esta informação. Se o problema é recente ou se já esta chegando ao estágio final. 



SABORES FORTES INDICADOS PELAS CORES 

Muitas plantas conseguem passar para seus consumidores que elas possuem sabores intensos, fortes, através das suas cores. Mais uma vez a natureza passando informações valiosíssimas. 



Os brilhos das folhas indicam saúde intensa. Equilíbrio nutricional. 


AS CORES DA ÁGUA 

Da mesma forma que as cores nas plantas são grandes indicadoras, na água o processo se repete. Águas coloridas são também ótimos indicadores de vários elementos presentes na mesma. Mesmo se sabendo que a água não deve ter cor nem cheiro. 




AS CORES NOS SOLOS 

A presença de cores no solo são indicadores de vários elementos e graus de fertilidade do mesmo. Muitos agricultores conhecem e escolhem os solos para serem plantados através das cores que o solo apresenta. 




Os Vertissolos são solos profundos, de textura argilosa, pH entre 5,5-6,5 e mal drenados. Os Argissolos Amarelos apresentam diferentes profundidades e texturas, geralmente são areno-argilosos, de moderados a mal drenados, com pH oscilando entre 5,5-6,8. 

Os Neossolos Quartzarênicos são geralmente profundos, com textura areia ou areia franca ao longo de pelo menos 2 m de profundidade, bem drenados e pH entre 4,5-6,5. As áreas cultivadas com manga, em Neossolos Quartzarênicos, têm apresentado produtividade elevada, permitindo manejo eficiente da irrigação e requerendo menor custo de implantação do pomar, por não apresentar problemas de drenagem. No entanto, necessitam da adição de matéria orgânica para aumentar a capacidade de retenção. 

De acordo com o pesquisador de solos do Incaper, José Sérgio Salgado, o que fornece cor ao solo são, principalmente, óxidos de ferro e matéria orgânica. “As cores marrom, vermelha e amarela resultam da presença de óxidos de ferro. Já as cores mais escuras são provenientes de solos com maior teor de matéria orgânica. Os solos claros têm o predomínio de quartzo e baixo teor de ferro. E os solos esbranquiçados das baixadas, mostram que os teores de ferro são muito baixos ou inexistentes no local. 

Os solos são grandes indicadores de escolha para os cultivos que se quer implantar. Conheça-os mais! 

AS CORES NOS ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL E FUNCIONAL 

Na sua maioria Sentimos uma atração por alimentos de cores vivas e intensas. Até parece que eles têm esta tonalidade para isto mesmo, atrair consumidores os mais variados. Muitas dessas cores nos alimentos são indicadores de substancias funcionais que ajudam no equilíbrio alimentar de quem dele consome. Muitas pessoas utilizam a cromoterapia com método de escolha de ingestão de alimentos pela cor. 

Fazer um arco Iris no prato é uma ótima medida para quem precisa e quer ter uma alimentação equilibrada. Sabemos que esses alimentos são saudáveis porque possuem vitaminas, proteínas e sais minerais. O que pouco se falou até hoje é que as substancias químicas responsáveis pelo seu colorido, conhecidas como fotoquímicos, também fornecem nutrientes que ajudam o organismo a se proteger de doenças. Precisamos em cada refeição ter no prato uma porção de cada cor exposta a seguir. 

Cada cor tem propriedades especificas. Daí a necessidade de cariar as cores nas refeições “diz David Heber, diretor do Centro para Nutrição Humana da Universidade da Califórnia. Hoje já se pode dizer que, quanto mais colorido por o alimento, mais efeitos antioxidantes e antiinflamatórios ele terá. 

Qual é a cor da sua salada? 


Vermelhos: Alimentos com essa coloração são ricos em licopeno, um pigmento que age como antioxidante celular em nosso organismo.
Exemplos: tomate, pimentão vermelho e beterraba.


Amarelos e alaranjados: Sinal de betacaroteno na área. Está substância atua como antioxidante de radicais livres beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Sim, o betacaroteno é o precursor da Vitamina A.
Exemplos: laranja, cenoura, milho. 


Verde: Significa clorofila. Alimentos verdes são ricos em clorofila. Substância que ajuda na desintoxicação e auxilia no aporte energético para o nosso corpo.
Exemplos: couve, pepino e salsa.


Roxo, preto e azulado: Contém antocianina, responsável pela cor desses alimentos, que está relacionado com a presença de Vitamina B1. Está vitamina por sua vez, tem a capacidade de transformar vários nutrientes em energia, quando está presente em nosso organismo. Bom funcionamento do sistema nervoso, do coração e bastante disposição associam-se a ela.
Exemplo: alcachofra, berinjela, cebola roxa, beterraba e azeitona preta.


Branco: Essa cor indica a presença de minerais, entre eles o fósforo e o cálcio, e também vitamina B6, que ajuda na digestão das proteínas e favorece o processo de respiração celular.
Exemplos: cebola, palmito e alho. 


Marrom: Os representantes desse grupo são ricos em Vitamina E, e em um mineral chamado Selênio, substâncias essa, conhecidas por suas propriedades antioxidante, vasodilatadora e anticoagulante.
Exemplos: nozes, castanha e sementes de girassol. 


AS TONALIDADES DAS CORES E A DIVERSIDADE 

Não existe um único tom de verde e sim uma infinidade, até na própria espécie como vimos anteriormente dependendo da fase de crescimento este verde pode variar entre o verde claro e o verde escuro. 


A variabilidade de cores na natureza representa também a diversidade de espécie. Mesmo quando o verde é de uma única tonalidade as formas são diferentes, representando esta variabilidade em um mesmo espaço. Precisamos aprender com esta estratégia de atrair o novo para gerar o diferente o exótico, o mais completo com características mais adequadas, mais adaptadas ao ambiente. As misturas de cores na natureza só se fundem quando o cruzamento acontece podendo gerar novas tonalidades ou até outras cores. As donas de casa que gostam de jardinar normalmente aumenta o colorido através da inclusão de plantas diferentes. Pergunto-me porque esta estratégia é facilmente utilizada nos jardins e não nos roçados? 


AS CORES E OS ANIMAIS, O QUE ELAS PODEM NOS DIZER 

Da mesma forma que as plantas, o solo nos oferecem várias informações no âmbito dos animais os significados também acontecem. Não vou elucidar todos os parâmetros que as cores podem trazer. Como este texto pretende alertar, provocar vou unicamente mostrar alguns exemplos na criação dos animais o que as cores podem nos ajudar a entender o que está, acontecendo ou que vai ou pode acontecer. As cores e os prenúncios que elas trazem são ferramentas grandiosas. Vejamos alguns exemplos: 


O cio ou calores dos animais são facilmente identificados pela cor da vulva animal. As fêmeas em cio apresentam a vulva além de aumentada de volume, avermelhada, dando sinais característicos que esta apta, que aceita o macho naquele momento. Se compararmos a vulva de uma fêmea que não esta em cio, vemos acima que a cor e o aspecto são bastante diferenciados. 


Como vemos na imagem acima, outra parte dos animais como o bico das aves em especial das galinhas, podem nos dizer a seguinte informação: se ela está iniciando a postura, ou se está com ela, em estado avançado ou até no fim deste período. A cor do bico é um grande indicador.
A primeira imagem mostra uma galinha no final da postura, a cor do bico perdeu completamente a pigmentação amarela, já a outra mostra uma galinha em inicio de postura, o bico esta pigmentado. O caroteno vai sendo deslocado do bico para a gema do ovo.

AS RAÇAS DOS ANIMAIS ATRAVÉS DA COR 

As raças dos animais são identificadas pelas cores padrão. Cada raça tem um padrão próprio. A pigmentação da pele, do pelo ou do couro são a exteriorização deste padrão individual. E as raças têm sido criadas sempre buscando características que melhor se adéquam ao ambiente aonde esta raça irá se submetida o seu desenvolvimento. Em muitos casos determinadas cores de animais são rejeitados para determinados ambientes por não se adequar ao clima onde este irá viver. Vejamos alguns exemplos: 


Galinhas de raça de cor preta verdadeiramente irão sofrer quando submetida a viver em ambientes quentes e com alta luminosidade, como no caso do sertão pernambucano. As penas escuras absorvem calor com muita facilidade causando incômodos para o animal em questão. Da mesma forma acontece com algumas raças de suínos, como será mostrado abaixo nas imagens. 


A COR DO CÉU E SUAS INFORMAÇÕES DECIFRÁVEIS 

Muitos agricultores idosos conhecem algumas informações que as nuvens do céu pode nos oferecer, desde que sejamos observadores. Não é a toa que as civilizações Maias, Astecas, entre outras estudavam tanto o céu com seus corpos celestes (lua, sol, posição entre outras informações). Também nosso agricultor tem resquícios destas informações que precisam ser reavivadas, para que não se perca esta cultura. Vejamos alguns conhecimentos a cerca das cores na composição destes conhecimentos. 


Como podemos verificar as cores desempenham um papel muito importante na natureza e com certeza na sua propriedade. Se aproprie mais desta beleza cromatográfica, entendendo o que elas podem nos ensinar sobre a magia da natureza. 

Seu olhar não vai ser mais o mesmo a partir de agora, olhe com os olhos de ver. Perceba a riqueza de cores que tem sua propriedade. Lembre quanto mais cores variadas mais diversidade, e diversidade é sinônimo de sustentabilidade e equilíbrio. As cores podem te ensinar aceite, queira aprender. 

Precisamos colocar cor no que pensamos no que fazemos e no que queremos ensinar. E como diz Nando Reis em sua música “Relicário” 

O que você está dizendo?
Milhões de frases sem nenhuma cor, ôôôô…
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor 

O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Por que está fazendo assim?
…está fazendo assim? 

Então reflita sobre esta temática da cor. Passe a observar mais, ou observe com outro olhar. Procure dar cor a tudo em sua volta. Torne sua vida e seu entorno mais alegre. Não se permita viver num mundo sem vida sem cor. 

23 de setembro de 2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...