sábado, abril 30

Tempo, Espaço, Parceria e Produção


Antônio Roberto Mendes Pereira

Muitas pessoas alegam de não querer mexer com agricultura urbana ou de quintal porque não dispõe de tempo para dedicar-se a esta atividade/hobby. O dia a dia é muito corrido, existem outras atividades que lhes ocupam até os momentos de lazer. Porém, a Permacultura mostra, que mesmo dispondo de pouco tempo e de pequenos espaços somos capazes de produzir parte da nossa alimentação. O que nos falta é entender cada vez mais a natureza, principalmente seus ciclos e suas combinações, suas necessidades. Precisamos conhecer mais a longevidade das plantas, suas preferências e a partir destes conhecimentos poder  planejar os espaços da melhor forma possível.
Além de ser prazeroso e até alguns estudos mostram que tem efeitos medicinais, isto é curativo. Mexer com a terra, com as plantas e até mesmo com os pequenos animais, estes momentos nos faz sentir que somos parte de uma teia onde todos estes elementos são responsáveis pela ecologização dos espaços onde vivemos, trabalhamos e atuamos e nos alimentamos.

·         Se dispusermos de muito tempo – Podemos plantar muitas hortaliças
·         Se dispusermos de pouco tempo – Podemos plantar alguns tubérculos
·         Se dispusermos de pouquíssimo tempo - Podemos plantar fruteiras

As estratégias podem ser muitas, porém o grande lance é a observação da natureza do comportamento dos elementos e do aproveitamento racional dos espaços que temos.
Vejamos um exemplo hipotético para melhor entender o que esta sendo afirmado
Imagine um quintal de 100 metros quadrados em uma cidade qualquer. Este quintal pertence a um casal que vive viajando e que só chega à casa a cada 15 dias passando apenas de folga 03 dias.
Pergunta-se: O que este casal poderia produzir diante destas circunstâncias no seu quintal? Com certeza para algumas famílias a resposta seria “não tenho tempo, dá muito trabalho, é melhor comprar” em fim este seria o comportamento da maioria das famílias. Mas este casal tomou outra atitude, resolveu transformar os seus 03 dias de lazer em trabalho dedicando-se a produção de alimentos orgânicos, limpos, livres de veneno e de fertilizantes químico em sua pequena área disponível.

Precisou de ajuda e procurou pessoas que pudessem lhe ajudar nestes conhecimentos e planejamento. Esta pessoa foi um Permacultor, que lhe deu varias orientações de como pensar o espaço quintal, como organizar as idéias tornando estas informações em um planejamento eficiente e eficaz. Neste planejamento ele percebeu que ele seria mais um elemento que comporia este ecossistema que começava ser pensado, pois muitos outros elementos também iriam compor este quintal agroecológico. Elementos que iriam substituir o casal nas tarefas durante os dias que eles estivessem ausentes.

Quintal abandonado

Com as explicações que recebeu percebeu que poderia contar com a ajuda dos seguintes elementos da natureza: animais, insetos, plantas e suas partes, água, o sol, o sereno, a neblina, o frio, o calor, a sombra, todos estes elementos poderiam ser grandes aliados durante a sua ausência nos períodos de trabalho fora de casa. Ele e sua mulher perceberam que não estavam sós, teria muitos recursos biológicos querendo compor esta equipe de trabalho.

A partir daí começou a elencar com quem poderia contar no momento inicial de implantação, como também nos momentos seguintes. Verificou que no seu quintal existia muito mato seco e que poderia utilizar para proteger o solo não permitindo que acontecesse a evaporação, secando a área. Como também não permitindo que a temperatura do solo subisse demasiadamente, criando um micro clima na altura do solo muito favorável para que as plantas escolhidas pudessem crescer com facilidade. O solo do seu quintal iria ficar muito mais úmido por muito mais tempo. E isto seria de uma ajuda fantástica, pois ele ou sua mulher fazendo uma boa irrigação tranquilamente às plantas agüentariam até a sua volta. Esta família conseguiu ajuda de um elemento que anteriormente era desprezado, visto como erva daninha, como plantas intrusas e que normalmente era capinado e queimado ou recolhido e jogado no lixo.

Outra tarefa de grande necessidade era a fertilização permanente da área do quintal. Quem poderia ajudar nesta tarefa de fazer com que as plantas cultivadas pudessem se desenvolver satisfatoriamente? Descobriu que os microorganismos seriam outro grupo que poderia contribuir nesta tarefa. Que eles assumiriam uma tarefa muito importante, a de fertilizar a área. Os microorganismos iriam ser o intestino daquele pedaço de terra e sua tarefa seria a de decompor parte da cobertura morta que estava protegendo o solo, transformando este material em alimento para as plantas disponibilizando estes minerais lentamente, guiados pelas necessidades de cada vegetal que está compondo o quintal.

Então, ele concluiu que uma das suas tarefas a cada 15 dias seria contribuir no aumento da quantidade de biomassa para a cobertura do solo de forma diversificada, isto é quanto mais matéria orgânica diversificada ele pudesse estimular a produção mais efeitos benéficos estariam trazendo para o sistema. Além disso, três seres iriam ser beneficiados diretamente: o primeiro seria os microorganismos o segundo seria o solo e o terceiro seria as plantas que estavam sendo cultivadas, que retribuiriam todo este trabalho com frutos, sombra, folhas, galhos e beleza para todos os que lhe ajudaram.

Outra ajuda fantástica vieram dos elementos não vivos que poderiam ser utilizados, como as estruturas físicas: telhado, paredes, esgoto e até das sombras, da claridade e temperatura do sol. Como esta ajuda poderia acontecer? Como um elemento não vivo e energias poderiam ajudar? Observou-se que se colocasse uma bica direcionando a água das chuvas para um tambor ou tanque, toda esta água que na sua maioria era desperdiçada poderia ser armazenada. E caso este tanque viesse a transbordar não teria problema, pois iria se construir canais que direcionariam o excesso de água para o solo através de bacias criadas em cada planta. E quando ele voltasse teria um ou mais tambores ou tanques cheios de água que facilitaria a irrigação de seu ecossistema ou quintal Permacultural, lhe trazendo certa segurança em relação à água e a irrigação.  Outra estrutura que poderia contribuir são as paredes do quintal que poderiam servir como quebra vento para seu ecossistema cultivado e que o sol poderia ajudar a aquecer áreas do quintal que precisa de calor e claridade.

Perceba leitor quantos elementos poderiam ajudar este casal? E olha que antes ele achava que a tarefa seria trabalhosa para ele e sua mulher, quanta parceria surgiu. Assim é muito mais fácil produzir.

Mas agora vejamos quais foram as plantas que nosso amigo e amiga resolveram adotar como componente produtivo do seu sistema alimentar. As escolhas destas plantas deveriam seguir a lógica de plantas que pouco precise da presença humana para ser cultivada. Concluiu que não poderia ser plantas horticolas pelo menos naquele momento ou estágio da operacionalização. Que plantas como alguns tubérculos como, por exemplo, macaxeira, batata doce nas áreas que permanecem mais úmidas, algumas covas de inhame seriam ideais para aquele momento, pois depois de plantados precisa de muito pouca intervenção humana. Outras plantas que necessitariam estar presente neste quintal aumentando ainda mais a diversidade seriam as fruteiras. Pois estas suportariam com mais facilidade o pouco tempo disponível pelo casal. É claro que precisaria observar com muita cautela o tamanho da área que se tem. Logo a quantidade de fruteiras seriam poucas. Mas que elas iriam trazer  mais equilíbrio e sustentabilidade permanente quando iniciasse sua produção. Na escolha destas fruteiras também se observou que existem fruteiras perenes e não perenes e que seria interessante plantar ambas, pois enquanto as de ciclo mais curto estivessem na produção às perenes estariam em crescimento e não teria que esperar durante muitos anos para poder comer alguma variedade de fruta do seu quintal. Escolheu como plantas não perene: mamão, banana e algumas fruteiras trepadeiras para ganhar mais espaço, explorando as paredes e outras áreas verticalmente. Quanta diversidade poderia ter com tão pouco trabalho humano.

Todo este consórcio de plantas de ciclos mais curto e mais longo, como também de plantas de médio e grande porte iria criar um ambiente, um micro clima que mais adiante poderíamos cultivar algumas hortaliças menos exigente em cuidados. Estas poderiam ser cultivadas protegidas pelas plantas dos outros extratos.

                                                        Imagem Serta Ibimirim

Desta forma o ecossistema iria se desenvolver do simples para o complexo, do pouco para o muito, do grande para o pequeno, do menos exigente para o mais exigente. É desta forma que a natureza trabalha, ela provoca e cria permanentemente relações, combinações onde o sucesso de um é o sucesso do todos. Os ecossistemas se tornam mais sustentáveis quando mais elementos possuem, ele precisa de abundancia, de diversidade, de flexibilidade.
Este casal também aprendeu que a natureza pode propor outras soluções, colocando outros elementos ou retirando alguns que ele colocou. Muitas conclusões puderam ser aprendidas por este casal vejamos algumas destas conclusões:

  • Que os ecossistemas evoluem para a complexidade, isto é, sai de simples para um mais completo, e que se logo no início do seu plantio as plantas horticolas não se adaptarem por que o sistema ainda não conseguiria sustentar as plantas, agora com o sistema mais montado, mais cheio, mais completo com certeza as hortaliças se desenvolveriam com tranqüilidade. Mas devemos alertar que nem todas as espécies de hortaliças poderiam ser plantadas naquele estágio caberia a família selecionar, escolher as mais apropriadas para o ambiente, como por exemplo, que tolere mais a pouca quantidade de luz, pois elas estariam sendo plantadas embaixo de plantas maiores.
  • Que é possível ter em pequenos espaços produção mesmo que não tenhamos tempo para dedicarmos de forma mais permanente ao cultivo. Podemos contar com muitos elementos que podem nos substituir até com mais perfeição.
  • Que a falta de conhecimento sobre a natureza é o limitante na tomada de decisão de fazer ou não fazer. Que precisamos ler mais sobre os ecossistemas para entender sua organização e perceber que mesmo sem a presença humana os ecossistemas alimentam todos os seres que nele vivem de forma permanente e sustentável. E que nós seres humanos precisamos aprender a montar ecossistemas cultivados com as mesmas características e princípios da natureza.
  • Outra grande descoberta que foi feita é que se percebeu que o homem não é o centro do universo, que ele não é o dono da natureza e as leis que regem a natureza são primordiais para a nossa sobrevivência.

O que você esta esperando? Vá observar o seu quintal ou outro espaço que possui e inicie o planejamento de sua pequena produção, limpa e livre de produtos que podem prejudicar sua saúde. O espaço e o tempo disponível com certeza não serão os problemas para o não produzir.

                                                         Imagem Serta Ibimirim

                      Imagem Serta Ibimirim - alfaces crescendo no meio do mato

Quem disse que não podemos produzir hortaliças misturadas, ou melhor, consorciadas com mato (ervas daninhas como são vulgarmente conhecidas).

28 de abril de 2011

6 comentários:

  1. não importa se o espaçõ é pouco o que importa é que podemos construir um novo mundo de novas idéias,novas práticas agroecológicas e inovar no dia a dia nosso cotidiano e trazer uma qualidade de vida boa para cada um de nós!!! parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Diante da leitura do texto ,pude perceber a importancia de buscarmos informações necessarias,para que assim possamos utilizar espaços por menor que seja para produção de alimentos saudaveis,respeitando a natureza e utilizando o poder da observação com a mesma pois com ela podemos aprender como mater o ambiente ecologicamente equilibrado.Parabéns Roberto pelo seu trabalho!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. esse lance de cultivar sempre montando ecossistemas onde as plantlas se alinham umas com as outras, tem um significado crucial no desenvolvimento das mesmas.por que é como um cara,um filósofo já falou "nada existe separadamente"e as conexões existem, pena que parte dos seres humanos não sabem disso!!!

    ResponderExcluir
  4. praticar agricultura no quintal. além de está produzindo parte de seu alimento e contribuindo com o meio ambiete,está tratando seus estresses acumulado da carga horaria de trabalho urbano,pois a presença de elementos naturais extrai os extresses dos nossos corpos.

    Autor: Damião Melo

    ResponderExcluir
  5. é muito relevante cultivar alimentos no propio quintal pois o sujeito tenhe a oportubnidade de acompanhar todo o procasso de desenvolvimento

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...