sexta-feira, março 25

Aprendendo a cultivar água

Antônio Roberto Mendes Pereira

Um dos grandes problemas atuais e futuros é água. Sua captação, armazenamento, distribuição e qualidade deve ser preocupação de todos. Nos espaços urbanos e rural a sua necessidade é crescente e precisa-se fazer algo para se ter este liquido precioso. Cada vez mais os solos não conseguem absorver a água. E o escorrimento é visivel e perdivel. O que fazer para que cada propriedade possa se tornar sustentável em relação a água?
Precisamos de água para tudo:
  • Para beber
  • Para cozinhar
  • Para lavar
  • Para irrigar
  • Para os animais
  • Para nos higienizar
  • Para gerar energia
  • Para lazer
Como se percebe ela esta presente em quase todos os momentos de nossa vida. Não podemos viver sem ela, mas pouco fazemos para retê-la, guarda-la. Em algumas propriedades já se encontra dilemas como beber ou plantar? E vale salientar que água a natureza nós oferta gratuitamente nas chuvas, no sereno, na garoa e até nas tempestades, o grande problema é que muitos de nós não fazemos absolutamente nada para coletar a mesma. Ela avisa que esta chegando, chega, cai, soca e escorre, e vai embora.
 As próximas gerações com certeza irão viver sobre o controle deste bem chamado água. Embora o público saiba que há uma relação direta entre o desmatamento e a falta de água, poucos sabem que é possível CONVIDAR a água de volta à propriedade rural, através de técnicas de manejo da vegetação. Podemos fazer brotar nascentes que secaram, e limpar riachos turvos. Parafraseando Marsha Hanzi – (Cultivando a Água) “Dispondo de mais de 300 hectares, podemos até influir no regime de chuvas”. E se contarmos com a ajuda poderosa da natureza tudo se torna mais fácil. Observamos que a Natureza sempre evolui em direção à vida, e isto inclui a re-umidificação da paisagem. Onde há vegetação, há água. E qual será o ato mais nobre de cidadania do que fazer algo para aumentar a água disponível nos ambientes onde se vive?
Observe o estudo que o instituto de permacultura IPEMA BRASIL fez através de Marsha Hanzi que é do instituto de Permacultura da Bahia.

RELAÇÃO ENTRE A VEGETAÇÃO E A ÁGUA

1.         A vegetação é composta de água! Mas de 90 por cento da estrutura da planta (e do nosso corpo) é feita de água. Uma floresta (uma caatinga) representa uma enorme reserva de água.
2.            Um dos subprodutos da decomposição da matéria orgânica é a água. Um sistema rico em biomassa em constante decomposição (cobertura morta) é constantemente alimentado com água.
3.        À noite, a folha coleta gotinhas de umidade do ar, e a recicla para o sistema (criando o sereno). Este pode ser uma fonte importante de umidade para o semi-árido. Uma árvore frondosa pode ter meio-hectare de superfície de folhas, todas coletando água. Quando a mata é tombada para plantar culturas baixas (de pouca área foliar), perde-se uma grande fonte de umidade. Já foi provado que sai mais água pelo Rio Amazona que cai em forma de chuva. O restante vem por condensação.
4.        Quando uma corrente de ar úmido bate numa floresta (como acontece no litoral), esta barreira comprime o ar, tornando-o mais pesado, facilitando a formação de chuva. Se os topos da serra do mar são desmatados (para, por exemplo, formar pastos), perde-se este efeito, o ciclo das chuvas é quebrado, prejudicando o interior do estado.
5.      O húmus formado por detritos é uma esponja, com grande capacidade de absorver água. 10 cm de húmus pode armazenar 03 cm de água. Uma floresta esconde um lago raso no seu pé.
6.        As raízes das plantas absorvem a água, não deixando esta escapar do sistema. Esta água é reciclada pela seiva das plantas e transpirada, formando novas nuvens. Merece apontar que esta água transpirada é uma solução rica em produtos de metabolismo e padrões energéticos, totalmente diferentes da água evaporada de um solo nu.
7.          A vegetação rebaixa a temperatura do solo por volta de 8 graus, diminuindo a taxa de evaporação. Esta temperatura mais baixa também faz com que as nuvens desçam, facilitando a chegada das chuvas (o ar quente sobe, o ar frio desce). A árvore cria água por um processo químico! O produto do metabolismo, em presença da luz solar, é o oxigênio. O produto deste mesmo metabolismo, na escuridão do solo, é o hidrogênio. A chuva leva o oxigênio do ar para dentro do solo, onde encontra o hidrogênio-e uma nova molécula de água é criada.

ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAR A ÁGUA

1. Reflorestamento dos topos de todas as serras. Pelo efeito de comprimento do ar e condensação, pode reciclar água para os campos abaixo. Eu já vi, no Sertão, um topo florestado dentro da nuvem enquanto um pasto vizinho, da mesma altura, estava descoberto.
2. Matas ciliares (na beira dos rios e riachos). Estas fazem com que a água chegue gradativamente ao longo do ano, evitando enchentes. Estas matas podem ser produtivas com frutas.
3. Reflorestamento de boqueirões (cabeça de vale). São lugares onde junta-se as águas e pode fazer brotar uma fonte ou um riacho.
4. Quebra-ventos para diminuir a evaporação-vital no Sertão, talvez a estratégia mais importante.
5. Plantio de policulturas, incluindo elementos arbóreos e muita massa orgânica. O campo nunca se desnuda, e toda a água se conserva.
6. Quebrar pastos grandes em piquetes menores rodeados por faixas forrageiras.
7. Reciclar toda a água servida em vez de jogá-la diretamente no rio. Isto se faz facilmente com filtros biológicos, feitos de canteiros de plantas aquáticas. 100 litros de água utilizados três vezes significam 300 litros de água.
8. Nas cidades e no campo, captar a água dos telhados. Em Salvador, uma casa de 100 metros quadrados captaria aproximadamente 170.000 litros de água por ano. Mesmo no Sertão, esta casa captaria de 30.000 a 60.000 litros, conforme o ano. Com isto as cidades terão menos necessidade de esgotar os rios.
É claro que estas estratégias, além de melhorar o clima e aumentar a disponibilidade da água nos ambientes em que se vive, melhoram as condições do campo, tornando-os mais produtivos. Assim um ato de cidadania reverte também em benefício direto para o
agricultor.

A VEGETAÇÃO E A CAPACIDADE DE ARMAZENAR ÁGUA

Ao olharmos a vegetação de uma paisagem poderemos tirar uma série de informações sobre aquele ambiente. Um deles é a capacidade que aquele ambiente tem de armazenamento de água no solo. Observe a imagem abaixo e responda onde tem mais água armazenada?



Ambas as paisagens demonstram que a água faz parte do ambiente, mas com certeza a primeira tem muita mais água guardada, pois o desenvolvimento da vegetação é muito mais arbustivo. O volume de água no subsolo é um verdadeiro rio subterrâneo. E toda esta vegetação é co-responsável por esta acumulação de água. As raízes profundas, a matéria orgânica da superfície e toda a copa das plantas são verdadeiras maquinas de captar e direcionar e armazenar água no solo.
Os canais de irrigação subterrâneos são formados pelas raízes, pelas minhocas, pela decomposição das raízes mortas, enfim por toda a fauna e flora. É uma integração permanente de elementos que corrobora para o aumento do potencial e da exuberância da biomassa do ambiente.
Cada uma integração a mais de elementos significa mais aumento de biomassa que conseqüentemente aumenta o poder de armazenamento e de consumo de água. A melhoria do clima e dos microclimas que vão sendo formados também é influenciado diretamente pelo aumento do armazenamento de água no sistema.
Como podemos perceber a paisagem é um grande indicador de informação de como se encontra o ambiente em relação a uma infinidade de parâmetros:
  • Fertilidade do solo;
  • Potencial de captação e armazenamento de água;
  • Equilíbrio do sistema;
  • Bioestrutura do solo.
Até o formato das copas das plantas influencia nesta captação e no armazenamento de água, além de direcionar onde as plantas estão precisando de água. Observe as folhas de um pé de milho, para onde elas direcionam a água da chuva? As folhas de um pé de bananeira, de um pé de caju, e de um pé de alface?




Observe atentamente e descubra onde estas plantas gostam de receber água?
O tamanho das folhas e seu formato também têm um poder de aumentar ou de diminuir e distribuição da água de chuva, logo poderemos criar consórcios onde determinadas plantas exercem uma função de irrigar suas parceiras no ambiente que esta sendo cultivado.


Um pé de algaroba por ter suas folhas muito pequenas a distribuição de água é bastante uniforme embaixo de sua copa, ela exige água em todos os espaços observe a imagem ao lado, já um pé de bananeira a distribuição de água se concentra no pé da planta e no final da projeção da copa, dependendo da fase de crescimento que a planta se encontra, enquanto pequena requer água no seu pé, quando já crescida distribui no pé e na projeção final da copa.

Diante do exposto o que podemos fazer para imitar estas estratégias da natureza nos agroecossistemas?

  • Criar microclimas ao máximo nas Zonas;
  • Criar consórcios com plantas que tenham maior capacidade de captar e distribuir água com plantas que tenham pouca capacidade;
  • Aumentar a biodiversidade dos sistemas cultivados;
  • Aumentar a integração entre os elementos do sistema;
  • Aumentar a quantidade de matéria orgânica no solo.



2 comentários:

  1. Nos dias atuais a falta da água esta visível no meio urbano e rural em algumas regiões do nordeste, um exemplo é em São José do Egito - PE tanto na zona rural quanto na urbana já que as chuvas foram poucas esse ano na mesma. Isso é provável aumenta já por conta da falta de conservação das matas e recuperação, com o acontecimento aumentando a possibilidade das gerações futuras é ficarem sem água. Por outro lado as pessoas já estão despertando para o que possa vim acontecer caso continue os mesmos atos. Mais temos também exemplos da recuperação e conservação das matas e águas em algumas regiões.

    ResponderExcluir
  2. com a leitura do texto'cultivando água'pude perceber que todos os vegetais tem 1 capacidade individual de captação de h2o e que na falta das plantas em determinado espaço pode influenciar de maneirara neggativa o desenvolvimento dos demais seres.foi muito bacana entender que as cisternas e caixas d'água não são os unicos meios de armazenamento existentes,a mãe natureza muito antes da gente já havia aperfeiçoado uma técnica superecológica por entre a folhagem que cobre o solo e impede o aquecimento exagerado ,permitindo a segurança de água e nutrientesao mesmo tempo!!!isso é demais

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...