quinta-feira, maio 5

A linguagem da Natureza

 Antônio Roberto Mendes Pereira

Normalmente nunca imaginamos que as plantas e o solo podem ter uma forma de comunicação com os humanos. Para a maioria das pessoas comunicação se operacionaliza através da fala, de idiomas diferentes e de outros meios tecnológicos. Mas com certeza estamos enganados, a natureza tem sua forma particular de se comunicar, de passar mensagens, não para mudar as coisas, mas para fazer acontecer. Diferentemente do que afirmava alguns dos grandes pensadores da antiguidade como Francis Bacon, Galileu Galilei, Descartes afirmavam que a natureza utiliza a linguagem matemática para se comunicar, para comprovar sua eficiência e eficácia e é claro suas necessidades de existência.

A natureza tem uma forma própria de se fazer expressar, ela não precisa que ninguém a entenda ou deixe de entender, ela faz acontecer do mesmo jeito, independentemente do que se pensa sobre ela. A linguagem que a natureza utiliza é diferente, é preciso parar, processar o que se percebe e acontece, para só depois cair à ficha, acontecer os insights.

Qualquer espaço sem a presença do homem é considerado natural, original e em equilíbrio. Mas, o homem considerado Sapiens sapiens é um verdadeiro Demens Demens, ignora tudo, dúvida de tudo e de todos além de impor o seu jeito. Impõe a humanização em cima da naturalização. O homem impõe sua forma, seu tempo e espaço para fazer acontecer o que ele quer.

São poucas as pessoas que entendem e aceitam que a natureza utiliza a linguagem da CONEXÃO, da INTERDEPENDENCIA. Além de muitas outras formas que este texto vai tentar explicitar.

O Padrão é uma das grandes formas que a natureza utiliza para permanentemente repetir o que lhe interessa. Fazendo da mesma forma, com a mesma estrutura e substância. Uma vaca sempre vai ter a mesma forma e vai ser feita da mesma substância.

PADRÕES DA NATUREZA – Uma das grandes ferramentas da Permacultura que facilita a rápida profissionalização é o poder de observação detalhada dos elementos e dos sistemas naturais. Compreender os padrões naturais nos tornará melhores observadores dos sistemas complexos da natureza. Quem mais bem observa, mais bem compreende e, para o Permacultor, essa competência é fundamental.

Padrões são formas repetitivas que a natureza utiliza para resolver problemas de adequação aos espaços, aos fluxos de energia, as relações e a muitas outras necessidades dos sistemas. Conhecer as relações de semelhanças entre as coisas a fim de compreender a natureza dinâmica da realidade, é um dos objetivos para se entender os padrões. Entender este princípio é buscar descobrir nos objetos de OBSERVAÇÃO os princípios de ORGANIZAÇÃO que os coloca em relação com os demais; é desvendar “o padrão que une” os fenômenos. Os sistemas são complexos e não podem ser explicados através de formulas cientificas, carece de outras formas de ver e de entender.  Como Fritjof Capra diz precisamos de outro arcabouço mental para entender os sistemas naturais, quer dizer precisamos olhar com os olhos de ver, porém com outros entendimentos com outras lógicas. A busca de entender padrões é um caminho para estas novas formas de ver e olhar e entender o que esta se vendo, e poder multiplicar nos espaços cultivados.

A natureza formulou maneiras para tudo, onde energia, água, nutriente e alimentação são atendidas da melhor forma possível utilizando tudo menos, de forma a não ter nem excesso e nem falta. As conexões e combinações que a natureza utiliza são formas perfeitas de parcerias onde todos envolvidos saem ganhando. A natureza tem respostas e soluções para tudo, observem algumas:

  • Como fertilizar a terra a natureza tem solução incrivelmente mais adequada, eficaz e barata;
  • Vai começar o verão as andorinhas nos indicam que este fenômeno esta prestes a acontecer;
  • Quando vai chover até as rãs nos avisam, além de outros insetos e animais pelos seus comportamentos;
  • Como proteger o solo ela dá aula para todos os espaços inclusive os mais secos (sertão);
  • Como armazenar água ela é mestra, consegue armazenar, sem gastos com cimento ou qualquer outro material;
  • O melhor momento para retirada de uma árvore;
  • O melhor momento para plantar este tipo de cultura ou aquela outra, a lua nos norteia na escolha do momento ideal.

Além de fazer tudo isto é bom lembrar que faz no tempo certo e na quantidade certa. E repete permanentemente como se quisesse nos ensinar. A natureza é uma grande educadora com paciência, tolerância e sabedoria milenar. O comportamento de alguns elementos da natureza são repetitivos e nós pouco damos atenção a estas formas de fazer, sempre utilizando a mesma MANEIRA, o mesmo FORMATO, ou melhor, dizendo utilizando o mesmo PADRÃO.

A natureza fala a linguagem dos padrões, é assim que ela tenta nos ensinar como fazer as coisas aprendendo do seu jeito. Jeito este que ela já vem utilizando a bilhões de anos. Pense que sabedoria, que jeito fantástico ela utiliza que vem conseguindo de forma sustentável manter a natureza produtiva e equilibrada. E nós com tão pouco tempo de existência queremos mudar estas formas nos achando que somos mais inteligentes, mais sapiens que a sabedoria da natureza.

Para facilitar ainda mais a compreensão imagine uma árvore que todo ano, em um determinado período previsível, solta todas suas folhas. É um comportamento repetitivo que acontece anualmente, mas nós não sabemos como aproveitar este padrão em favor dos nossos roçados em nossos cultivos. Você já se perguntou para que ela solta estas folhas?
Vários outros exemplos acontecem nas propriedades, o grande problema é que não estamos atentos a estas dádivas da natureza. E preferimos comprar os insumos que são oferecidos pelo sistema capitalista que substituem o trabalho e a sapiência da natureza.

A natureza utiliza padrões permanentemente. E cabe a nós perguntar quais as relações que acontecem para que isto aconteça. A natureza utiliza-se de muitos formatos e formas que facilitam os FLUXOS e os CICLOS de energia, nutrientes, água e alimentos. Na imagem ao lado questionamos porque a natureza preparou esta forma, esse padrão? Porque esta arrumação? Será que tem alguma coisa a ver com a acomodação de maior quantidade de sementes? Ou que outra explicação poderia ser?

Ao longo da história da ciência e da filosofia ocidental tem havido uma tensão:

          Estudo da Substância (De que é feito?)
          E o estudo da forma (Qual é o Padrão?)

Substância ou estrutura (envolve quantidade).



Pode-se medir, pesar, traz números, quantidade das substâncias.

Padrões ou forma (envolve qualidade). E só pode ser mapeado.

Uma molécula de qualquer elemento se repete permanentemente. A forma da arrumação não muda é um padrão deste elemento. E para podermos entender esta arrumação precisamos mapear este designe e entender as relações que acontecem para que esta organização aconteça.




O padrão de organização de qualquer sistema vivo ou não vivo, é a configuração de RELAÇÕES entre os componentes do sistema que determina as características essenciais desse sistema.  
Na figura ao lado percebe-se que esta molécula tem uma série de conexões, relações para que ela possa existir.


Um conjunto de moléculas se conecta se relacionam e forma uma célula, um conjunto de células se juntam e forma um tecido, um conjunto  de tecidos se juntam e forma um órgão, um conjunto de órgão se juntam e formam um ser. a cada relação que se cria forma-se um novo padrão com outra forma e que se repete à medida que a natureza precisa montar outro elemento igual.




Certas relações devem estar presentes para que algo seja reconhecido: O PADRÃO só é reconhecido se estiver incorporado numa estrutura física. Uma vaca ou uma galinha por exemplo.


Só reconhecemos o que é uma vaca pelo seu PADRÃO de repetição que foi nos ensinado. Outra  comparação para facilitar a compreensão: Reconhecemos uma bicicleta pelo seu padrão de arrumação dos seus componentes. Ao sair desta arrumação padrão nos teremos duvidas se é uma bicicleta ou não pode ser até um triciclo, mas bicicleta não é mais.

Como incentivar a busca de novos padrões, que nos ajudem a nos libertar de certos insumos?


Padrões são formas repetidas no espaço-tempo
São: ciclos, fases, ritmos, regularidades, ordem, fractais, formas.
Alguns padrões da natureza

  • Tudo que é redondo é mais harmonioso.
  • Tudo que tem vida tem forma arredondada.
  • Tudo que é curvo cabe mais.
  • Tudo que é redondo permite outros mais.
As linhas retas diminuem as distâncias

  
O que estas formas arredondadas podem nos ensinar? 

É um padrão da natureza

O que ele nos diz, ou quer nos dizer? Que vantagens podem-se tirar deste padrão?
E este outro padrão da natureza, porque será que ele é tão repetido em vários elementos?
Que vantagens podemos ganhar ao imitar este padrão nos nossos agroecossistemas cultivados? E em que e como podemos imitar?


Vamos ver agora várias aplicações tecnológicas destes PADRÕES sendo utilizados nas propriedades rurais.


Se eu conheço o formato e o padrão das plantas e seu comportamento fica fácil arrumar.

O que perto de que?
O que debaixo de que?
O que junto de que?
O que agarrado em que?

O que é destruído quando um organismo  morre ou é desmontado é o seu padrão.
há um tipo de padrão comum de organização que pode ser identificado em todos os organismos vivos
PADRÃO DE REDE
Como percebemos o entendimento de Padrão é de fundamental importância para que possamos transformar verdadeiramente as propriedades rurais em agroecossistemas sustentáveis e estáveis no espaço e no tempo. Faz-se necessário copiar os desenhos dos padrões da natureza. Tente descobrir outros padrões dentro da sua propriedade e reproduza-os nos seus planejamentos e cultivos. Converse com outros produtores sobre os padrões naturais e sua importância.

06 de maio de 2011

4 comentários:

  1. Esse meu marido é show! Parabéns! Aprendi um pouco mais com vc! Ti amo.

    ResponderExcluir
  2. Todos estes temas me fascinam, quero aprender devagar, pois são muitas informações. Grata pela mensagem de Bem Vinda! Seus textos e temas são muito bons!Ando compartilhando no Facebook!

    ResponderExcluir
  3. É um texto que nos faz refletir sobre perguntas que ás vezes fazemos a nós mesmos sobre a natureza e que não encontramos muitas respostas. A natureza nos responde através de seu ciclo natural de vida.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...