sexta-feira, agosto 17

Agricultor Supremo - O saber utilizar as forças da natureza de forma permanente

Antônio Roberto Mendes Pereira 

Para ser considerado um agricultor supremo, é necessário entender muito de natureza. É necessário ter sensibilidade no observar, tem que saber apreciar, contemplar, deve olhar com os olhos de ver, buscar no detalhe o detalhe que faz a diferença. 

A intuição faz parte da formação deste tipo de agricultor. Ele percebe coisas que normalmente muitos não conseguem ver e sentir, ele procura entender como a natureza organiza seus espaços, transformando e colocando tudo e todos em locais apropriados, formando um sistema, onde tudo depende de tudo, onde o bom resultado de um componente do sistema gera de forma espontânea a produção de todos os demais que compõe este mesmo sistema. Ele tem que entender até onde os limites do que ele pretende fazer são permissíveis pela condição de solo, água, vento e radiação solar através da luz. 


Este texto pretende abordar qual seria o perfil de um agricultor que teria estas características para ser considerado um “AGRICULTOR SUPREMO”. Esta tentativa de elucidar tem a pretensão de ajudar na formação de outros agricultores, aumentando o número de quadros de pessoas que possam ter estas características. 

Na busca de se encontrar as características que possam fazer parte do perfil e postura desse agricultor se faz necessário elencar quais seriam estas características que fazem a diferença entre um agricultor comum e um considerado de excelência. Em quase todos os sistemas de produção encontra-se boas práticas que podem ser consideradas ambientalmente corretas, mas também encontramos práticas que deixam a desejar. Práticas que não devem e nem podem ser copiadas em outros agroecossistemas. 

Um maior número de boas práticas e posturas diante dos problemas produtivos que se apresentam no dia a dia é que fazem deste agricultor um ser diferente, sensível aos fenômenos da natureza. A busca pela sobrevivência muitas vezes colocam estes agricultores diante de desencontro com a mãe natureza, mas a resistência e a criatividade fazem destes agricultores pessoas que não aceitam desobedecer as normas e os padrões da mãe, logo é este perfil e comportamentos que estou tentando elucidar e que fazem desta pessoa um ser diferenciado, supremo que sabe enfrentar os problemas produtivos causando menos impactos ambientais reprováveis. 

POSTURAS SUPREMAS DIANTE DA NATUREZA 

1. Um ser sensível a vida e a diversidade desta vida – Ver função em cada ser vivo que se locomove é ter um olhar que enxerga profundo. Entende que tudo faz bem ao ambiente, e que é necessária esta existência de forma integral e completa, e que tudo isto é fascinante. Percebe e entende que uma praga é um inseto que está fora de lugar, e busca encontrar onde errou para que este ser esteja fora do seu local. É sensível e muito observador. Sabe que quanto menos vida junta se tem é mais difícil sobreviver. Entende a grandeza das normas da natureza que sempre quer colocar mais vida por menor que seja o espaço que se tem. 

2. Ver uma nova vida em algo considerado morto – O solo e sua fertilidade é o segredo para se ter uma produção frequente. Colocar vida nos minerais que compõe o solo é uma tarefa que se aprende com a natureza. Saber que o mineral só se locomove se existir vida para assimilá-lo, e transportá-lo pelos condutos e vasos de uma planta através da seiva, é entender que tudo faz parte e compõe a vida. Saber cuidar deste ser vivo que alguns os chamam de GAIA, Pacha mama, mãe terra é uma responsabilidade muito grande. É ser um agricultor na essência da palavra “pessoa que faz culto a terra”. 


3. Sabe que tudo que morre gera uma nova vida – É ver vida após a morte. Este é o mistério da vida acontecendo também na agricultura. É saber que posso iniciar um novo ciclo após a morte com os elementos do anterior. É reconhecer também que quanto mais vida se produz e sustenta, mais potencialidade se tem para gerar um novo, e consequentemente mais probabilidade de poder dar continuidade a vida do sistema, percebendo tudo isto como um verdadeiro presente divino. Não vê resto de cultura ou mato capinado, nem bicho morto, mas sim matéria para compor um outro ser vivo, quem sabe diferente, de outra espécie, com outro formato e tamanho, simplesmente entende que posso contribuir para gerar mais vida. É evitar matar, mas saber que a morte é necessária e faz parte do processo de produzir o novo para ter continuidade. 


4. Venera a máquina folha – É uma forma de vida fantástica com uma capacidade de transformar luz em biomassa. Ela durante esta alquimia consegue nos presentear com o oxigênio recebendo como moeda de troca o gás carbono. Pode também em alguns casos servir de alimento para muitos outros seres. É uma máquina que nenhum engenheiro ou cientista vai ter a competência de criar tal versatilidade, sutileza e simplicidade que tem o formato de uma folha. É a mais completa indústria de produção de matéria viva para alimentar outras vidas. 


5. Ver a água como o sangue da terra – Sabe que sem este líquido nada vive, tudo que tem vida necessita de água. Então este agricultor incorpora uma responsabilidade de aumentar a capacidade de captar e armazená-la em todos os espaços que se possa imaginar. Guarda água no solo, no tambor, na cisterna, nas plantas, no barreiro. Ajuda o ciclo da água e não deixa que ele se parta. Não permite que ela seja alterada nem no percurso, nem na quantidade e muito menos na qualidade. Sabe utilizar com parcimônia, com critério e sabe que a parte que ele pode utilizar é aquela que ele consegue captar da chuva. É saber lidar e cultivar água. 


6. Sabe projetar comunidades de plantas e animais – Ser, ter e fazer parte de uma comunidade é ter tudo em comum, pelo menos na essência da palavra. Uma das grandes tarefas do agricultor supremo é saber projetar verdadeiras comunidades de plantas e animais e insetos de forma onde tudo faça parte do todo. Onde todos se ajudam, e onde o resultado bom de um é o sucesso de vida dos demais. É saber que quando semeio, devo cultivar parte para mim, parte para os insetos e animais e uma outra parte para o solo, isto é ser sábio e um grande aprendiz de natureza. 


7. Sabe arrumar os elementos da natureza no agroecossistema – A natureza sabe ordenar, arrumar, organizar todas as formas de vida das espécies de uma maneira onde todos ficam bem localizados. O local onde cada um foi permitido se desenvolver, é um local privilegiado, pois este elemento irá encontrar tudo que precisa sem ter que se deslocar muito longe para suprir suas reais necessidades. Um agricultor supremo consegue ter esta sensibilidade, ele consegue arrumar não tão bem como a natureza, mas com certeza diferente de muitos outros produtores e não agricultores. 


8. Não exigi e nem tira mais do que o agroecossistema pode lhe oferecer – O conhecer limite é uma das características de um agricultor supremo. Todos os recursos naturais têm seus limites, que precisam ser reconhecidos e respeitados. Qualquer uso de insumo externo é um dos sinais que se ultrapassou ou quer se ultrapassar os limites do sistema. 

9. Entende as ervas como as guardiãs do solo – Não vê as ervas como plantas daninhas e sim como indicadoras do que está acontecendo com aquele agroecossistema. Sabe ler os acontecimentos e ocorrências e os períodos de presença destas plantas. E por saber e ter toda esta informação sabe manejar e tirar as devidas vantagens da presença das mesmas, inclusive nas áreas cultivadas. Elas são grandes colonizadoras e protetoras do solo, além de servirem de cobertura viva e adubação verde. Apreciar estas ervas pela sua função no sistema e não removê-las até que se tenha algo melhor para substituí-las é a postura de agricultor supremo. 

10. Tem uma intenção permanente de transformar sua propriedade em um verdadeiro banco genético – Ter um cardápio variado de plantas mesmo que não sejam comestíveis. Este jeito é encarado como um privilégio para um agricultor supremo, pois ele vê isto como um grande sucesso do manejo que ele vem dando ao agroecossistema. As plantas são uma grande fonte de tratamento para todos os problemas que possam ocorrer com os solos e com todos os seres vivos. Nos problemas de saúde nos seres humanos e nos animais, muitas plantas são utilizadas no tratamento e na cura. Problemas de solo, como solo compactado, infértil, com pragas, com carências podem ser tratados com o uso de plantas. Como podemos perceber as plantas é a solução para muitos problemas inclusive quando você está intoxicado, com dor de barriga, ressacado um bom chá de boldo é uma cura imediata. Cada biorregião tem suas plantas nativas, adaptadas aos fenômenos daquela região, logo precisamos preservar toda esta riqueza em todos os espaços da ação humana, e estes agricultores supremos tem expertises neste manejo. 


11. Todo agricultor supremo sabe transformar o seu jardim, seu pomar e roçado num verdadeiro zoológico de insetos, diferente da maioria dos produtores que ao ver um inseto já o vê como algo que precisa ser caçado, aniquilado, envenenado, enfim MORTO. O agricultor supremo estimula a presença de muitos insetos, adora ver e ouvir o zumbido, o barulho da presença dos insetos os mais variados. Isto lhe assegura que o trabalho que os insetos estão realizando provoca o equilíbrio natural, não permitindo o excesso de um em detrimento dos outros. Logo, os insetos não irão se tornar PRAGAS vai continuar sendo insetos que ajudam em todo o processo de proteção e produção. Logo, flores sendo visitadas por insetos variados é um bom sinal, entenda isto, como todos os agricultores supremos entendem e estimulam. 


12. Um agricultor supremo sabe SEDUZIR os animais criados e os selvagens a trabalhar para ele e para todo o sistema – Isto é ser inteligente e conhecedor de natureza. Todos os seres vivos exercem funções nos sistemas, eles facilitam, promovem, ajudam, executam tarefas onde todo o sistema se beneficia. Todo sistema leva vantagens com a presença equilibrada destes seres. Saber manejar estimulando a presença é o que se deve fazer. Observar o que cada ser exerce ou faz, deve ser uma postura para o entendimento do agroecossistema que se está querendo instalar. Não mate antes de entender o que este ser quer lhe dizer ou alertar, ou porque ele esta presente. Devemos saber que uma praga é um inseto fora de lugar, logo precisamos saber onde ela deveria estar para executar uma função que não só ajude ao sistema, mas a você também. Enquanto você não descobrir e entender a função de cada ser naquele ambiente e porque ele surgiu naquela condição, não deveria matar o mesmo. 


13. Sabe evitar desperdício em tudo – Este agricultor aprendeu esta lição com a natureza, onde ela sabe economizar e otimizar todos os recursos naturais. Ela sabe utilizar com eficiência e eficácia todos os recursos vivos e os que já cumpriram suas funções enquanto vivo. Desperdício tem que ser encarado como gasto sem utilidade, sem serventia para todo o sistema. Todo recurso da natureza deve cumprir função não só para a sua existência, mas para todo o sistema no qual ele faz parte. Diminuir o gasto de energia é uma forma de evitar desperdício, pois tudo para ser produzido, para ser manejado, para ser colhido e para ser processado exige energia, logo para saber tornar o uso desta energia eficiente e eficaz precisa-se aprender com a mestra NATUREZA. 

14. A implantação de uma floresta de alimentos é a intenção – A natureza o tempo todo tenta aumentar a diversidade em todos os espaços, por menor que seja este espaço. E transformar estes espaços em verdadeiras florestas é o clímax do sistema. O agricultor supremo tenta transformar todos os espaços da ação humana em floresta de alimentos, não só para sua espécie, mas para todas as espécies que fazem parte deste agroecossistema, é claro que com um percentual a mais para sua família. 


15. Sabe se alimentar bem – Evita processamento e super processamento dos alimentos, dá preferência a comer o mais in natura possível. O tempo todo tenta trabalhar com processos de baixo uso de energia. O in natura é a forma mais correta de se alimentar, o processamento deve ser descascar, cortar e comer. Todas as vezes que para comer precisamos, além do processo anterior ainda somar o temperar, o ferver, o cozinhar, muitas substâncias biológicas naturais se perdem, se volatilizam e com isto se perde muitos princípios ativos preciosos para a saúde de todos que desta comida se alimenta. 

16. Sabe ler o terreno e constrói senso de lugar – Um dos grandes méritos de um agricultor supremo é saber ler seu terreno. Saber ler a paisagem é ser ecoalfabetizado, é ter aprendido com a natureza como fazer para produzir com o mínimo de impacto ambiental. Para tomar consciência do seu redor é preciso mais do que morar, é preciso tocar, cheirar, degustar, olhar no detalhe, é preciso fazer e ter memória muscular, isto é fazer, construir, produzir. E para se conhecer no detalhe conhecendo as especificidades leva-se uma vida inteira, pois a paisagem está sempre mudando. Entender o que pode fazer e o quando tempo se leva, precisa amadurecer o olhar durante o processo de observação. Diante destas observações detalhadas um agricultor supremo é moldado pelo terreno (agroecossistema), torna-se sensível diante do conhecer o detalhe. Estas observações facilitam e ensinam o agricultor supremo a tomar as decisões necessárias com o mínimo de impactos a este ambiente. Um agricultor supremo passa muito tempo observando e buscando entender para não errar na execução de sua intervenção. Logo observar, analisar e deduzir são ações muito utilizadas por um agricultor deste nível. O senso de lugar é construído a partir destes detalhes e da sua incorporação cultural. 

17. Apreciam e estimulam o uso de bens PROCRIATIVOS, GENERATIVOS E DE INFORMAÇÃO – Um agricultor que utiliza os ensinamentos da natureza para inspirar o manejo da sua propriedade sabe da importância de bem conduzir os recursos que existem na sua propriedade. Os bens existentes na propriedade precisam ser utilizados de forma eficiente e eficaz. Utilizam de forma eficiente e eficaz os bens procriativos que são aqueles que se multiplicam com o tempo a partir do seu uso e manipulação, podemos incluir como bens procriativos as árvores frutíferas, e os animais domésticos desde que se permita a sua reprodução. Existem também os bens Generativos que são aqueles que ajudam a processar ou manufaturar materiais brutos em produtos úteis. Alguns exemplos são os moedores, trituradores, liquidificadores entre outros. Já os bens de informação são aqueles que se adquire de forma ética, conseguindo ter liderança e domínio de habilidades para autoconfiança. 

18. É simples e vive de forma simples – Não é viciado em consumo, e nem tem apetite por gastar energia, água e materiais. É econômico em tudo que faz, sempre se pergunta se é mesmo necessário ter isso ou aquilo. Sabe diferenciar um desejo de uma necessidade real e necessária. 


15 de agosto de 2012

2 comentários:

  1. Amigo Roberto!!
    Que maravilha de postagem!!!Realmente me deixou cada vez mais apaixonado pelas coisas da minha terra...

    Parabéns pelo beleza e pela força de suas postagens.Como já disse em outro comentário;esse é um dos melhores blogs que já visitei,por isso que o sigo e admiro muito a forma de transmitir as informações.

    Abraço.
    Peulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Quando pegamos os ensinamentos que recebemos e imediatamente conseguimos aplicar no nosso cotidiano, trazer para perto os resultados de nossa empreitada seja nos alimentando, seja usufruindo de uma moradia ou nos relacionando e dividindo nossos excedentes, é que vemos quanto a permacultura pode mudar nossa vida para melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...