sexta-feira, fevereiro 3

A limpeza e desinfecção ecológica da casa e das instalações rurais nas pequenas propriedades

Antônio Roberto Mendes Pereira 

Normalmente quando vemos descer pelo ralo da pia a água suja da limpeza que acabamos de fazer, imaginamos que o problema já foi resolvido. Mas, com certeza o problema teve seu inicio naquele momento, ou um pouco anteriormente, na hora da escolha dos produtos de limpeza que você comprou. Você sabe quais os componentes que fazem parte dos produtos de limpeza que você utiliza? O que eles causam? São tóxicos para quem? O que causam no meio ambiente? Tenho plena convicção que não. 

Como limpar causando menos poluição é a intenção deste texto. Resgatar práticas antigas e simples que eram utilizadas, porém, feitas em casa, com ótimos resultados. 


Limpou um e sujou outro, isto é o que normalmente acontece quando vamos fazer uma limpeza em algum elemento ou espaço, porém, não vemos, porque foi empurrado para fora do nosso espaço. Foi poluir ou perto ou longe, mas, com certeza vai poluir. 

Limpar é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local. Normalmente os materiais comumente utilizados para a realização da limpeza da casa eram: a vassoura, sabão e espanador, já a limpeza de instalações de criações de animais eram a pá, vassourão e muita água. Mas a partir de um determinado momento da história entram em cena os produtos químicos, prometendo limpar, desinfetar, esterilizar, desengordurar, porém não nos alertamos, com o corre corre do dia a dia tudo isso passa a ser normal, rotineiro, corriqueiro até se torna uma cultura, e aí acabamos passando esse comportamento e atitude para as gerações futuras, limpando um espaço particular e sujando muitos OUTROS espaços. 


Existem vários tipos de limpezas, que variam de acordo com o ambiente, com a superfície, com a sujidade a ser removida ou com o tipo de sistema e produtos utilizados. Assim existem: 

§ limpeza ecológica - Realizada como um sistema de limpeza que permite a utilização de métodos e produtos amigos do ambiente, que pouco deve poluir. A melhor maneira está na escolha dos produtos e equipamentos que vai ser utilizado para a realização desta limpeza, o gasto com energia, e o uso de elementos inorgânicos devem ser muito bem pensado e escolhido. O uso de soluções mais naturais e econômicas é a lógica que precisa ser levada em consideração. Depende de nós, diminuirmos a quantidade de elementos tóxicos que chegam às águas, ao ar e ao solo, através dos ralos das nossas cozinhas e dos nossos banhos e lavagem de roupas, e também do ar da nossa própria casa. A cada dia chegam ao mercado produtos de limpeza mais fortes e teoricamente mais eficientes, mas que são fontes de desequilíbrio, e de doença, para o organismo humano e para o planeta. Já existem comprovações de que o ar no interior das casas em algumas situações já é mais poluído do que algumas áreas externas, devido ao grande uso de produtos químicos de limpeza que terminam por exalar substâncias no ar do interior da casa, que são nocivos aos seres humanos. Podemos comparar alguns produtos de limpeza como os venenos utilizados nas lavouras, com intenção de MATAR, de limpar matando. 




Limpeza domiciliar - Realizada cotidianamente sem preocupações técnicas, com um conceito de qualidade totalmente subjetivo, ligado diretamente aos conceitos e valores dos ocupantes da casa, e muitas vezes sem a preocupação com efluentes gerada por esta limpeza. A limpeza da casa na maioria das propriedades rurais estava muito ligada ao varrer, tirar o pó, lavagens de louça, vestimentas e sanitários, porém hoje muitos produtos químicos manipulados sem controle nenhum, feitos em fundo de quintais são vendidos aleatoriamente a qualquer pessoa. Nas instalações rurais o processo se repete anteriormente a limpeza destes ambientes era realizado unicamente na manutenção diária dos galpões, recolhimento de estercos, lavagem de comedouros e bebedouros, mas hoje o uso de produtos químicos é intenso e diário, chega-se até usar determinados produtos na lavagem dos úberes das vacas. 

O serviço de limpeza domiciliar e de modo geral é essencial para a sociedade como um todo, pois além de se tratar de condições básicas para a saúde, gera a sensação de conforto e bem-estar dos ambientes onde se habita cotidianamente. Logo o uso de produtos para estes espaços precisam ser os mais naturais possíveis, de preferências que estes produtos possam ser preparados pela própria família, com produtos de baixo poder de poluição. Imagine que tem produtos de limpeza, que danificam móveis e outros utensílios, imagine você. Já pensou quanto risco corre você e toda sua família, exposto a todos estes cheiros, pastas, óleos, coloridos ou não! 


§ Limpeza predial ou de instalações - Realizada por contratados ou não, mas necessitam de conhecimentos básicos sobre aplicação de produtos químicos e habilidade no manuseio de equipamentos, exigindo-se também por lei tecnologias para os efluentes gerados pela atividade. Mas, pouco se segue esta norma de uso, qualquer pessoa compra, mistura e aplica, às vezes sem o mínimo de conhecimento sobre os princípios ativos do produto que esta manipulando. Muitos casos de intoxicação acontecem sem o mínimo conhecimento da causa. 

Nas propriedades rurais este tipo de limpeza é muito importante principalmente para manter a saúde dos animais. A grande concentração de animais em pequenos espaços provoca o aparecimento de doenças com muita facilidade, se um dos animais adoece com algum problema contagioso, a disseminação é muito rápida contaminando às vezes todo o rebanho ou plantel. Quanto maior a quantidade de animais estabulados, ou engaiolados maior o risco de doenças. Uma das melhores maneiras é criar estes animais semi estabulados ou soltos, perambulando em uma área pré- estabelecida para pastagem e descanso. Esta forma de manejo diminui a necessidade de limpeza diária. Leia os textos: Perambulança animal, e Adequando o manejo ao ecossistema que se tem. 

A rotatividade de produtos de limpeza se faz necessário para evitar que se crie resistência ao produto. Sol, água e sabão são ótimos insumos para manter os ambientes limpos. Lembre-se também que tudo em excesso pode gerar resultados inesperados, nem tanto nem tão pouco, use o bom senso. Os animais precisam conviver em ambientes diversificados de espécies animais e vegetais, ajudam na criação de resistências e aumentam a possibilidade de uma alimentação mais equilibrada. A observação permanente ajuda na identificação antecipada de qualquer problema que possa vir acontecer. O conhecimento das necessidades de cada espécie que está sendo criada é outro grande ponto para evitar problemas surpresa. Evite contato dos animais de forma permanente com suas feses e com muita umidade e calor, todos estes contribuem sensivelmente para o surgimento de problemas sanitários. 


A limpeza das botas e outros equipamentos antes de entrar nos galpões é um bom controle de prevenção contra alguns problemas de contaminação de doenças transmissíveis. Medida anti-séptica simples, mas muito eficaz. A instalação de pedilúvios se faz necessárias em grandes criações de animais presos em cativeiros comerciais, tanto para o uso dos animais como dos tratadores. 


§ Limpeza técnica - Deveria ser realizada por contratados, sob supervisão e orientação de profissional técnico, para aplicação correta de processos adequados ao tipo de superfície a ser limpa e ao tipo de sujidade a ser removida. Normalmente os produtos que são utilizados neste tipo de limpeza são muito fortes quimicamente falando, tem alta capacidade de causar poluição e desequilíbrios no meio ambiente, daí a necessidade de seu uso ser controlado e inspecionado por profissionais da área. Mas, mesmo assim volta o questionamento: limpou a área e os efluentes desta limpeza, o que vai ser feito com ele? Vai parar aonde? Resolve aqui e complica ali, é o que normalmente acontece. 


§ Limpeza hospitalar - Deve ser realizada por pessoas contratadas, que necessitam de conhecimentos sobre aplicação de produtos e técnicas para desinfecção de superfícies, esta categoria é sub-dividida em duas, sendo a Limpeza Concorrente (para manutenção do ambiente, durante a presença do paciente) e a Limpeza Terminal (para completa desinfecção do local); 

§ Limpeza industrial - realizada por contratados, com habilidades para o manuseio de equipamentos pesados, tais como: Hidro-Jateadoras de Alta Pressão (com capacidade de remover rapidamente grossas crostas de sujidades) e Aspiradores de Alto Vácuo com capacidade para recolher grande quantidade de resíduos. 

Nas pequenas propriedades rurais, utilizam-se algumas destes tipos de limpeza, porém com outras designações e nomenclatura. A lógica da limpeza hospitalar deve acontecer durante pequenas e grandes cirurgias nas propriedades rurais durante partos, castrações, desinfecção de instalações rurais como galinheiros, pocilgas, estábulos acometidos de doenças contagiosas, e que precisam ser controladas. 


DESCARTES DE PLANTAS, ANIMAIS E MATERIAIS CONTAGIOSOS 

Esta é outra medida muito utilizada nas propriedades rurais, que precisa ser conhecida profundamente. É preciso ter mais informações sobre este tipo de limpeza, pois uma má operacionalização ao invés de diminuirmos os riscos de contaminação com o produto que esta se descartando, podemos produzir uma grande fonte de contaminação. 



CONCEITOS PERTINENTES AO PROCESSO 

Desinfetante – Segundo a Wikipédia são substâncias ou produtos capazes de destruir, indiscriminadamente, os microrganismos de uma superfície ou instrumento, sem, no entanto, eliminar as formas esporuladas. O desinfetante ideal deve ser capaz de destruir a forma vegetativa de todos os microrganismos patogênicos, requer tempo limitado de exposição e ser eficaz em temperatura ambiente, não-corrosivo, atóxico para os seres humanos e de baixo custo. Devido às semelhanças na composição química e metabolismo entre os seres humanos e microrganismos, é pouco provável alcançar este ideal. Na prática, o uso correto dos desinfetantes químicos disponíveis irá pelo menos, reduzir o número de microrganismos patogênicos viáveis presentes em superfícies para níveis que permitam a prevenção de infecções pelos mecanismos de defesa naturais do indivíduo sadio. 

Desengordurante – São produtos indicado para limpeza diária de superfícies laváveis com sujidade leve a pesada. Sua função é remover gorduras e óleos que estão impregnadas nas superfícies de espaços ou de utensílios. 

Detergente – A palavra detergente procede do latim detergere, que significa limpar. Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila, que tem comportamento de afinidade com as gorduras e ao mesmo tempo também hidrófoba, isto é, que não se dissolve na água). 

Anticéptico – Se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfetar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes. 

Efluentes – São geralmente produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos e RURAIS complemento meu, que são lançados no meio ambiente. Podem ser tratados ou não. Cabe aos órgãos ambientais a determinação e a fiscalização e do grau de consciência ecológica que o individuo tem dos parâmetros e limites de emissão de efluentes industriais, agrícolas e domésticos. Para isso, é necessária a implantação de um sistema de monitoramento confiável e da tomada de decisões estratégicas na compra e no uso de substâncias químicas nas limpezas de espaços e utensílios. 

As exigências da legislação ambiental levaram as empresas a buscar soluções para tornar seus processos mais eficazes. É cada vez mais freqüente o uso de sistemas de tratamento de efluentes visando a reutilização de insumos (água, óleo, metais, etc.), minimizando o descarte para o meio ambiente. 

USO DA NATUREZA NA LIMPEZA DOS ESPAÇOS E UTENSÍLIOS 

Uso do fogo – O fogo também pode ser utilizado para esterilizar alguns tipos de equipamento e utensílios, inclusive a fervura de utensílios, roupas, sementes é muito utilizada com a função de esterilizar, desengordurar entre outros. O uso do lança chamas é um excelente equipamento que ajuda consideravelmente na limpeza de instalações rurais com baixo custo e pouco poder de poluição do ambiente. 


Uso do sol – além de regular nosso sistema imunológico, o sol também serve como desinfetante natural, matando fungos e algumas bactérias. Por isso devemos estar expostos a essa luz tão necessária para a nossa vida. O sol é um ótimo desinfetante, esterilizante, que pode ser utilizado com muita facilidade, sem a necessidade de se colar em risco nossa saúde, nem polui o ambiente, como normalmente acontece com os produtos. A simples exposição de utensílios ao sol, ajuda no controle e aniquilação de uma série de microorganismos. 

Equipamentos de criação animal como bebedouros, gaiolas, ninhos entre outros, precisam ser expostos ao sol, depois de cada ciclo de criação para que este astro possa agir ajudando na desinfecção destes materiais. 


Uso do frio – Tanto as temperaturas altas com as baixas têm um poder de esterilizar determinados espaços e utensílios. 

Uso da Cal – A cal virgem tem um poder de desinfecção em galpões e instalações rurais quando utilizada como pintura do piso e das paredes, principalmente quando ela ainda está quente, pós-misturada com água. Neste momento seu poder de desinfetante é bem mais ativo. 

Uso da água – A água ainda é o produto mais natural e mais barato para realizar limpezas as mais diversas e quando misturada com sabão caseiro seu poder de limpeza torna-se mais ativo e potente. 


PRODUTOS E PROCEDIMENTOS 
A limpeza ecológica da casa 

Não basta operacionalizar uma limpeza ecológica,todo o processo tem que estar em consonância com o procedimento. A limpeza da casa é um grande desafio ecológico. Muitas são as opções de produtos, poucas são as informações sobre seus impactos ao entrar em contato com água ou o meio ambiente. Felizmente, não precisamos fazer da dúvida uma constante durante as compras mensais. Barato e eficaz, o VINAGRE que usamos para temperar aquela saladinha é um excelente produto para os mais diversos tipos de limpeza. Sua acidez é ideal para purificar e desinfetar, o que torna ótimo tanto como alimento, como produto de limpeza. Se você ainda não experimentou os benefícios do vinagre em sua casa, relaciono abaixo alguns usos muito interessantes. Para todos os casos, é melhor usar vinagre branco ou de maçã. Este último deixa um muito cheirinho agradável de cidra no ambiente. 

O USO DO VINAGRE E SUA VERSATILIDADE DE PRODUZIR LIMPEZA


Desinfetante – Antes de dormir, despeje um copo de vinagre na bacia do sanitário, inclusive próximo ao assento. No dia seguinte a limpeza será muito fácil. 

Para limpar a geladeira – Mesmo se o equipamento for frost-free, é preciso limpar a parte interna para remover manchas e gorduras. Para isso, usar vinagre dissolvido em água morna é ótimo, pois limpa e não deixa cheiro ao secar. Se a mancha foi difícil, basta colocar vinagre diretamente sobre ela e deixar agir por algum tempo. 

Limpar o ralo da pia – Derrame um copo de vinagre no ralo e deixe agir por uma hora (não use a pia durante o período). Depois é só deixar a água correr durante algum tempo para limpar os resíduos. Repita de vez em quando. 

Como amaciante de roupas – Ao invés de usar produtos químicos para amaciar as roupas, utilize meio copo de vinagre brando. O efeito é o mesmo, com um custo muito menor e sem agredir o meio ambiente. 

Para limpar ferramentas oxidadas – Deixe as ferramentas embebidas em vinagre durante a noite e limpe com uma escova. 

Para limpar assoalhos revestidos com vinil – Esfregue o piso usando partes iguais de água e vinagre. É ótimo para remover manchas. 

Na limpeza de janelas – Coloque vinagre em algum frasco com pulverizador e use em todas as superfícies de vidro. Aplique e esfregue com uma flanela até secar. Os vidros ficam limpos, isentos de gorduras e sem manchas. 

Para limpar as lentes dos óculos – Assim como limpa vidros e outras superfícies, o vinagre é ótimo para limpas as lentes dos óculos. Deixe as lentes mergulhadas em vinagre por algum tempo e depois seque. 

Para limpar microondas – Coloque um copo de vinagre no microondas e deixe funcionar por três minutos. Deixe esfriar por meia hora e retire o copo. Agora é só passar um pano dentro do equipamento para remover as sujeiras mais difíceis. 

Limpar tapetes – Use uma parte de vinagre para uma parte de água. Umedeça uma vassoura na mistura e esfregue o tapete. Se tiver manchas, aplique vinagre sobre o local e deixe secar. 

Limpar sofás e estofados – Use uma parte de água e outra de vinagre. Umedeça levemente a escova na mistura e esfregue o sofá. Remove a poeira e deixa um cheiro agradável após secar. 

Limpar o triturador da pia – Congele o vinagre em cubos e jogue no triturador em funcionamento. Deixe agir por uma hora antes de usar o equipamento. 

Eliminar cheiros desagradáveis – Para remover odores desagradáveis em cômodos coloque uma ou mais bacias de vinagre no ambiente. O odor no ambiente estará melhor em poucas horas. 

Remover manchas nas roupas e clarear – Adicione um copo de vinagre com um quarto de copo de bicarbonato de sódio ao molho das roupas. Limpa e descolore sem deixar as roupas ásperas. 

Limpar o limo do azulejo – Use vinagre com bicarbonato e aplique com spray sobre a superfície seca. Deixe agir por uma hora, aplique mais um pouco de vinagre e esfregue com uma escovinha. Depois é só enxaguar. 

Limpar fungos de umidade em paredes – Aplique o vinagre com o spray sobre a superfície e esfregue com uma vassoura ou escova. Deixe secar. Em geral os fungos somem depois que o vinagre seca. Aplique novamente caso necessário. 

Limpar armários – Use uma parte de vinagre para uma parte de água com bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão. Aplique com um pano e espere secar. Também elimina o mofo que estiver no armário e deixa um cheirinho agradável. 

Limpar vidro – Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho. 

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA MUITOS ESPAÇOS NA PROPRIEDADE 

Limpa tudo – Solução de 04 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura. 

Desentupir pia – Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente. 

Desodorizante de ambiente – 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar. 

Para encerar – Misturar uma parte de óleo vegetal, com a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela. 

Para lustrar móveis – Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela. 

Desinfetante sanitário – Misturar bicarbonato de sódio com vinagre. 

Tirar manchas – Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência biodegradável). Lavar e, se restar um vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma. 

Espantar moscas e mosquitos – Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas com água ou espalhadas pelo ambiente. 

Pasta de limpeza – Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza. 

Como podemos perceber este assunto pode ajudar muitas propriedades a construir sua política interna de resíduos sólidos e líquidos. Porém, este texto não pretende esgotar este assunto, a expectativa foi abordar mais um assunto pertinente a pequenas propriedades rurais, trazendo mais informações para melhorar cada vez este espaço normalmente tão esquecido. Pensar a agricultura familiar, utilizando como matriz tecnológica e como foco de intenção do fazer a Permacultura traz para muitas pessoas novas formas de se relacionar com a natureza. 

Complementado o assunto abordado, não podemos esquecer que a natureza para limpar seus ambientes não utiliza desinfetantes, esterilizantes, detergentes, sabão. Quem é responsável por fazer todas as limpezas são os microrganismos ajudados por alguns animais, estes são os maiores limpadores da natureza, desde que eles encontrem condições equilibradas para realizarem sua prestação de serviço. Podemos com certeza ajudar estes seres a limpar os ambientes habitáveis por nós colocando tudo e todos no equilíbrio dinâmico da vida 

02 de fevereiro de 2012 

5 comentários:

  1. Muito importante vou incorporar algumas dicas no dia a dia,

    ResponderExcluir
  2. excelente as dicas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. tenho um play ground com piso de areia. que se contamina com fezes e urina de gatos. regar com cal+agua periodicamente seria uma solucao?

    ResponderExcluir
  4. tenho um play ground com piso de areia. que se contamina com fezes e urina de gatos. regar com cal+agua periodicamente seria uma solucao?

    ResponderExcluir
  5. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% para aconselhamento ou mais informações entre em contato conosco pelo e-mail beverlyloan.institute@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...